Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA 3° SEMESTRE: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM




PORTIOFÓLIO VIRTUAL

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (ATPS)



Areonaldo S. do Nascimento RA: 306696
Elaine Stral do Espirito Santo RA 294299
Rita de Cássia F. Silveira RA286974










Corumbá-MS
2012


Areonaldo S. do Nascimento RA: 306696
Elaine Stral do Espirito Santo RA 294299
Rita de Cássia F. Silveira RA 286974


PORTIOFÓLIO VIRTUAL

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (ATPS)




Trabalho em formato de Portfólio Virtual, destinado a reflexões dentro domódulo: Psicologia da aprendizagem sob orientação da professora tutora: Maria Clarice Servion, na proposta da ATPS, para aprovação do módulo no 3° Semestre do Curso de Pedagogia.






Corumbá-MS
2012



Sumário


INTRODUÇÂO 1
Etapa 01 2
Psicologia para contextualizar os primeiros passos para uma ação didática pedagógica. 2
Etapa 02: 4
As teorias dentro da pedagogia -tabela 4
A contextualização da prática 4
ETAPA 03: 5
Manifestação do corpo e mente no aprendizado 5
ETAPA 04: 6
A Importância do Jogo dentro do Ambiente Escolar 6
Considerações finais: 9




INTRODUÇÂO


Este presente Portfólio Virtual é o resultado de leituras e reflexões sob temas que se referem a teorias e praticas de aprendizagem dentro do ambiente escolar, podendo analisar a fundoa importância da psicologia dentro da pedagogia.
Estudos aprofundados sobre o desenvolvimento do aluno e as formas com que a psicologia atua dentro da pratica didática.
Também reflexões sobre o papel dos jogos dentro do ambiente educacional em que formas o jogo interfere dentro do aprendizado do aluno, cujo podemos ver que sem o jogo tão pouco seriam as praticas lúdicas e o desenvolvimentototal do individuo que vai para escola, sendo assim compreender que a pedagogia tem vários setores nos quais auxiliam uma pratica cociente e construtiva.










Etapa 01

Psicologia para contextualizar os primeiros passos para uma ação didática pedagógica.

Já sabemos que um bom professor(a) é aquele que além de corresponder com a proposta do plano de aula também observa seusalunos e busca respostas para uma boa pratica didática. E refletir sobre esse tema esta ligado a uma preocupação de compreender por bases teóricas como cada individuo que compõe a sua sala compreende a matéria que é dada.
Isso nos remete a Psicologia que nada mais nada menos foca em estudos neurológicos e motores do individuo tentando responder o que seus reflexos condizem com seus pensamentos, eisso esta estritamente ligado a praticas pedagógicas também.
Pois bem sabemos que o aluno não entra na escola sabendo tudo, seus primeiros passos são no berçário, onde vai começar a desenvolver suas funções motoras, psíquicas, adaptações sociais etc...
Compreender cada pensamento cada passo não é fácil para a psicologia que hoje tem muitos teóricos e teorias e pra tanto se subdividiu em váriosseguimentos dentro de único foco a compreensão de ações do ser humano por bases cientificas. É tão importante trabalhar com esse assunto que foi desenvolvido um tema especifico para atuação da compreensão do aprendizado a Psicopedagogia, que mesmo tendo seu nome não tem seu fim e um estudo único que abrange todas as tipologias de atuação de qualquer individuo que se queira estudar dentro do ambienteescolar.
Podemos notar que muito já foi feito, desde muito tempo vem se estudando e modificando o pensamento e a teoria dentro da pratica educacional, já foi analisado a forma de estimulo resposta a adaptação do individuo a sua cultura de meio, sua readaptação, centro da educação focado na forma com que o individuo observa, a reciclagem de aprendizagem, auto estrutura formada pela auto...
tracking img