Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(..

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL

“O Processo Migratório e suas influencias na construção do valor trabalho, remuneração e renda”.



Belém
2010




“OProcesso Migratório e suas influencias na construção do valor trabalho, remuneração e renda”.



Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ideologia.

Orientadora: Profª.Lisnéia Rampazzo.Belém
2010



Sumário1.INTRODUÇÃO.................................................................................................

2.DESENVOLVIMENTO.....................................................................................

3.CONCLUSÃO..................................................................................................REFERÊNCIAS................................................................................................




1. INTRODUÇÃO


Vivemos num mundo ideologicamente dividido. Importa, por isso, entender o que as ideologias são, sob que formas se apresentam, que funções exercem nasociedade. Como se desenvolve o seu conflito, como se explica a sua irrupção no nosso tempo, que relações existem entre o surto ideológico e a evolução social. Esta divisão do mundo social em ideologias opostas é um fato relativamente na nova História da Humanidade. Decerto, os indivíduos, os grupos, os povos, os Estados lutaram sempre uns com os outros. Entrando frequentemente em competição,tensão e conflito. Lutaram pela riqueza, pelo poderio, pelo domínio das coisas e dos homens. Lutaram também, muitas vezes, em nome das suas crenças. Mas quase nunca lutaram, no passado, por uma determinada concepção da sociedade, do que ela é e do que deve ser. Ora, os processos de competição, de tensão e de conflito ideológicos desenrolam-se, precisamente, entre grupos portadores distintasconcepções acerca da sociedade e do seu futuro.
Para poder idealizar políticas eficazes de migração, nessa visão, é importante entender o deslocamento espacial como parte das estratégias de sobrevivência e de mobilidade social da população. É interessante observar que, mesmo entre os pensadores, acadêmicos e ativistas, (muitos deles, migrantes), existe um sentimento implícito e maldefinido de que, dealguma forma, o sedentarismo e a imobilidade seriam preferíveis à migração.

2. DESENVOLVIMENTO

1- Qual o perfil migratório deste século?.
Hoje, mesmo nos países menos desenvolvidos, as populações rurais fazem parte do estado moderno, estando sujeitas ao pagamento de impostos e ao recrutamento e, encontrando-se, em maior ou menor medida, inseridas na mão-de-obra moderna. A televisão, arádio e a maior facilidade das deslocações expõem-nas a horizontes mais vastos e imagens de outros futuros. Dependem dos centros urbanos para comprar e vender bens e serviços. Em muitos sentidos importantes, estão a tornar-se parte do mundo urbano. Ao mesmo tempo, as cidades ainda dependem da agricultura . A contribuição desta para a economia nacional. dos países em desenvolvimento tem vindo...
tracking img