Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° Semana

1 Apresentação



➢ Fundamentos filosóficos da educação

Tema – Filosofia patrística do século I a vII

No dia 07/10 de outubro, o docente Flávio iniciou seu seminário. Seguindo com apresentação do grupo.·.

➢ O grupo começou falando sobre os doutores e filósofos , representados pelos primeiros padres da igreja. O principio patrístico “Crer para entender,entender para crer” a filosofia patrística recusa separar a inteligência da fé. O grupo destacou O Argumento Ontológico de Anselmo que significa “ Creio no que posso entender”. Anselmo deu continuidade á filosofia com base na fé de Agostinho. Anselmo chegou a afirmar que tolo são aqueles que afirmam em seus corações: ‘ Não existe Deus”’!
Em seguida acabando a apresentação o docenteFlávio, explicou sobre o assunto e conclui-o sua aula.

2 Apresentação




➢ Fundamentos filosóficos da educação

Tema – Filosofia do período Medieval

No dia 08/10 de outubro, o docente Flávio iniciou seu seminário. Seguindo com apresentação do grupo.





➢ O grupo começou, falando que A filosofia Medieval se divide em quatros períodos, a destacar:



a)Período de Formação, que vai do século IX ao XII
b) período do Apogeu, que se deu no século XIII
c) período de decadência, que vai do século XIV ao XV
d) por fim, o período de transição para filosofia moderna, que vai de século XV ao século XVII.·.

Em seguida o grupo destacou: As ideias filosóficas tornam-se verdades relevadas( relevadas por Deus, através da Bíblia e dosSantos) e inquestionáveis. Tornaram-se dogmas. Abre-se a perspectiva de uma distinção entre verdades relevadas e verdades humanas. Surge a distinção entre a razão e a fé. O conhecimento recebido de Deus torna-se superior ao conhecimento racional. Então surge a discussão em torno da possibilidade de conciliação entre Fé razão. O filósofo mais importante desse período é São Tomás de Aquino, queproduziu uma obra monumental, a “suma Teológica”, elaborando os princípios de teologia cristã. Em seguida o docente Flávio explica sobre o assunto e encerra sua aula!




2° semana


1 apresentação


Fundamentos Filosóficos da educação

Tema- A filosofia escolástica


No dia 14/10 de outubro, o docente Flávio iniciou seu seminário. Seguindo com apresentaçãodo grupo.

O grupo explicou, que escolástica é quando a cultura cristã sai dos conventos e mosteiros e se engaja no meio da comunidade, junta-se ás escolas já existentes e favorece o desenvolvimento não só das letras cristãs como faz nascer as universidades. O grupo destacou também, que a escolástica tem outra preocupação: Resolver as contradições entre as autoridades reconhecida daépoca, como o firme propósito de fazer ver que não existe conflito entre o saber e a fé nem entre a filosofia e a teologia, nem entre a razão e a revelação. Por fim a escolástica se destaca por acrescer a dimensão racional ao sentido espiritual e sapiencial da teologia originária na patrística e tão bem conservado na fase monástica. Ainda deixou bem claro que o método da escolástica é a disputa! Emseguida o docente Flávio explicou sobre o assunto e encerra sua aula!



Revisão da Apresentação.


Tema – A filosofia escolástica

No dia 29/10, Professor não pode comparecer por motivos de trabalho. Mais segue embaixo a síntese que perdi-o.



A filosofia escolástica é de certa forma responsável por novas metodologias que tanto contribuíram para o movimento intelectual que tem iniciono século XII e culmina com o Renascimento, Embora tenha sido bastante útil á patrística, máxime Santo Agostinho, não proporcionava um arcabouço ideológico satisfatório para a teologia e ,daí, á própria filosofia. Com efeito, ao subordinar por completo a razão e a fé, havia uma tendência a considerar a natureza como mal, que redunda num dualismo exacerbado ensejando uma separação radical entre...
tracking img