Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLOG DO PROFESSOR JOSEVAL FILHO
sexta-feira, 13 de março de 2009
A FALTA DE INTERESSE PELA LEITURA Um fator que compromete a qualidade do processo ensino-aprendizagem
RESUMO

Uma das grandes preocupações do segmento da sociedade brasileira comprometida com a melhoria do padrão de vida da nação e com a performance de escola pública no país. Vilipendiado, o ensino público, nas últimasdécadas, tornou-se inoperante, deixando de cumprir o seu papel que é o de atender às necessidades da criança e do adolescente que nele ingressa. Ele tem por obrigação formar cidadãos conscientes e preparados para o exercício da cidadania e da vida em coletividade. Embora hoje já se vislumbre um panorama educacional mais eficiente, haja vista o esforço que as autoridades e alguns profissionais de ensino,bem como a sociedade, têm empreendido, visando à reversibilidade desse quadro, há muito que fazer para superar problemas bastante arraigados. Diversos elementos contribuem para problemática educacional brasileira, todavia, há um, em especial, que, por sua ação descaracterizada ou quase inexistente que interfere diretamente no processo de aprendizagem do educando: a leitura. Tal temática éinstrumento de discussão e análise para muitos estudiosos. Por conseguinte, pode-se inferir que o processo de descarecterização da leitura acontece por inexistência da verdadeira leitura crítica, intencional e esta ocorre, muitas vezes, já como resultado de uma leitura descontextualizada, criando dessa forma esse círculo vicioso.
Postado por BLOG DO PROFESSOR JOSEVAL FILHO às 11:54
Falta de interessepela leitura é provocada pelas escolas e não pelo preço dos livros | | |

05/04/2006 |
Um país que não lê - 11:27 5.04.2006

Revista Época, Edição 411 O Brasil tem índices humilhantes de leitura. E o problema não está no preço do livro. Está na escola Paloma Cotes Na última década, praticamente todas as crianças brasileiras em idade escolar foram matriculadas. A taxa nacional deanalfabetismo também recuou. Hoje, cerca de 98% dos jovens brasileiros conseguem escrever o próprio nome ou ler um letreiro de ônibus. Mas o país ainda está alguns capítulos atrás do aceitável em termos educacionais. Dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) mostram que, em média, cada brasileiro lê o equivalente a 1,8 livro por ano. Longe do que se vê em países como França e Estados Unidos, onde cadapessoa lê de cinco a sete livros por ano. Em rankings internacionais de leitura de países ricos ou em desenvolvimento, o Brasil é lanterninha, atrás de outros latinos como Argentina e México. Um terço dos alunos brasileiros de 1a a 4a série nunca pegou espontaneamente um livro para ler. Um dos argumentos mais usados para justificar isso é o preço do livro. Não é uma explicação convincente. Cerca de45  milhões de lares no país têm TV em cores. A mais barata sai por R$ 300, o que equivale a um pacote de livros. Além disso, as bibliotecas públicas e das escolas - quando existem - são pouco usadas. Os motivos populares para a aversão nacional ao livro são revelados por um levantamento da CBL. As justificativas mais citadas pelos entrevistados são a falta de tempo, o desinteresse e a purapreguiça. O quarto motivo: eles preferem outras formas de entretenimento. A razão menos citada é falta de dinheiro. Essa vergonha assumida tem origem na escola.

"Os brasileiros não lêem simplesmente porque não sabem ler", afirma Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, um instituto de pesquisa educacional. Segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, apenas 2,5% dos alunos doensino médio da Região Norte têm nível adequado de leitura. No Sudeste, os resultados também são ruins. Apenas 7,6% dos alunos têm nível adequado de leitura. Um dos problemas é a falta de biblioteca na escola. Segundo o Ministério da Educação, metade dos alunos que estudam no ensino fundamental tem acesso a elas. No Nordeste, esse índice é ainda mais baixo. As bibliotecas estão disponíveis para...
tracking img