Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Portfolio N° 01

Gestão da Manufatura Estratégia da Produção

:: Portfólio
OBJETIVO

Aprimorar os conhecimentos de Produção, bem como a aplicação dos conceitos em empresas.

ORIENTAÇÃO

Elabore individualmente as atividades solicitadas. Amplie sua pesquisa, atualizando-as e referenciando-as. Para desenvolvimento deste trabalho, faz-se necessário a leitura da seguintebibliografia: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008. cap 3.

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO INTRODUÇÃO Nenhuma organização pode planejar pormenorizadamente todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, mas todas as organizações podem beneficiar-se de ter noção para onde estão dirigindo-se e de como podem chegar lá.Em outras palavras, todas precisam de alguma direção estratégica. Ocorre o mesmo com a função produção. Uma vez que a função produção entendeu seu papel dentro do negócio e determinou os objetivos de desempenho que definem sua contribuição para a estratégia, ela precisa formular um conjunto de princípios gerais que guiarão seu processo de tomada de decisões. Isso é a estratégia de produção daempresa. Ainda assim, o conceito de “estratégia” não é imediato; e tampouco o é a estratégia de produção. Sobre o termo estratégia, consideramos que ela está presente quando uma empresa articula sua estratégia e, portanto, escolhe tomar uma direção, em vez de outra. A empresa tomou decisões que a comprometem com um conjunto particular de ações. O padrão de decisões subseqüentes reflete, então, seucomprometimento continuado nessa direção. De forma alternativa, se o padrão de suas decisões mudar, isso indicará alguma mudança em sua direção estratégica. Decisões estratégicas geralmente significam as decisões que: • Têm efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere; • Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente; • Aproximam a organização de seus objetivos delongo prazo. Portanto, estratégia é mais do que só uma decisão; é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo. Definir estratégia como um padrão de decisões ajuda-nos a discutir uma estratégia de produção mesmo quando ela não está expressa. Observar o padrão geral das decisões dá-nos uma indicação decomportamento estratégico real. Quando as empresas desenvolvem estratégias, precisam considerar dois conjuntos de questões, que são separados, mas justapostos.

O primeiro diz respeito ao que é conhecido sobre o conteúdo da estratégia. São as estratégias e ações específicas que se constituem no sujeito do processo decisório, ou melhor, as questões "o que" da estratégia, os pontos sobre osquais as decisões são tomadas. O segundo conjunto de questões relaciona-se com o processo de como essas estratégias são, de fato, determinadas na empresa. O processo de estratégia governa os procedimentos e os modelos que são adotados para tomar as decisões estratégicas - as questões "como" da estratégia. Tanto o conteúdo como o processo da estratégia de uma empresa justapõem-se e influenciam um aooutro. Por exemplo, o processo de decidir onde alocar uma nova capacidade pode ser relativamente formal e envolver análise quantitativa dos retornos econômicos que podem ser obtidos de opções alternativas de alocação. O processo de desenhar uma estratégia de organização, entretanto, é menos claro. Mudanças sutis na estrutura organizacional podem ter implicações significativas que só podem seravaliadas por meio de amplas consultas e negociações. Em ambos os casos, o conteúdo irá influenciar o processo. No entanto, mantendo-se em mente a inter-relação de processo e conteúdo, cada aspecto pode ser considerado separadamente. Estratégia da Produção A estratégia da produção diz respeito ao padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção. Como...
tracking img