Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































Introdução


As organizações na incessante busca por melhores posições em um mercado globalizado e competitivo procuram produzir mais com menor custo, e também, centralizar esforços na redução das perdas em seus processos.Este portfólio tem como objetivo traçar uma breve descrição dos princípios de finanças empresariais, fazendo uma ligação entre a teoria contábil, a administração financeira e orçamentária, matemática financeira e direito tributário.
Foi escolhida a Empresa Agropecuária Santa Helena, situada na Cidade de Itabuna-Bahia, que atua no ramo de produtos agrícolas e agropecuários há 7 anos no mercado.Sendo analisadas suas finanças empresariais.






















Produção textual-Finanças empresariais



Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.

Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilizaçãode um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operação anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

A empresa  analisada, Agropecuária Santa Helena, elabora seu orçamento não só com histórico do resultado passado, mas também com base nas previsões, objetivos e metas a serem alcançados.

O planejamentoorçamentário é feito anualmente, porém com acompanhamento mensal.

Controle financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa. Por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

Controlar as finanças da empresa significa que o empresário tem consciência da situação financeira real em quese encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não.

Fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.

Nessa empresa o fluxo de caixa é controlado diariamente, acompanhando as vendas, entradas e saídas de valores, saldos dasaplicações e todas as movimentações de recursos financeiros disponíveis na empresa.

A demonstração do resultado do exercício (DRE), é feita anualmente para fins legais de divulgação e mensalmente para fins administrativos.

A empresa também realiza análise de viabilidade econômico-financeira dos projetos que realiza, atravéz da taxa interna de retorno, que é taxa de rentabilidade. Por definição, a TIR éuma taxa de desconto, que iguala o valor presente dos fluxos de caixa futuros ao investimento inicial. Em termos simples, a TIR é uma taxa de desconto que torna o Valor Presente (VPL) igual a zero.

As empresas determinam suas taxas mínimas de retorno, baseando-se no custo do financiamento e de risco do projeto. A seguir, elas projetam os fluxos de caixa futuros e calculam a TIR. Se a TIRcalculada exceder a taxa mínima de retorno, o projeto é incluído na lista dos investimentos recomendados.

Essa empresa faz acompanhamento e análise diário de seus projetos, para tomar decisões sempre que necessário. Os investimentos são realizados com recursos próprios.

As decisões são tomadas atravéz das necessidades da empresa, mas sempre analisando os impostos, o feeling dos clientes efuncionários e viabilidade de investimentos. E a decisão é centralizada.

A empresa utiliza as informaçóes contábeis não só para "efeito fiscal", mas também para tomadas de decisões, transformando informação em ação, assim determina os objetivos a serem alcançados.

Suas operações financeiras são realizadas com recursos próprios, começou com uma pequena loja fruto de um capital guardado, gerado...
tracking img