Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ROZANA PAULO DE SOUZA BOLSONI

















TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
ETAPA V




















COLATINA- ES
2011

DEDICATÓRIA





















A Deus por tudo que me proporciona na vida.
À minha mãe e meu pai, os quais amo muito, pelo
exemplo de vida e família.
Aos meusirmãos por tudo que me ajudaram até hoje.
Ao meu esposo Doval, pelo carinho, compreensão e companheirismo.
E a minha “filha” pela alegria e diversão.


APRESENTAÇÃO PESSOAL

Chamo-me Rozana, sou uma acadêmica do 5º período de pedagogia, casada, mãe de Sara, 5anos, que enche meus dias de alegria.
Sou muito responsável, companheira, amiga, estudiosa levo a sério tudo que faço. Gosto muito deestar com minha família, meu porto seguro, adoro estar entre amigos.
Confesso que iniciei este curso, sem saber direito o que era uma Pedagoga.
Com o tempo eu percebi que ser Pedagoga é ser múltipla! Mostro caminhos, ensino, dou e recebo carinho e posso atender pessoas de 0 a 100 anos. da Ed. Infantil ao EJA.
Ser professora pedagoga na minha opinião é mágico! Eu me apaixonei por EducaçãoInfantil e quero aprofundar conhecimentos nessa área.
Mas não sei te responder "por que Pedagogia?" Só sei que essa profissão me escolheu e eu to adorando!
Futuramente pretendo fazer uso dos conhecimentos adquiridos neste curso, acredito que quem conhece a realidade da educação, e faz um curso de Pedagogia, não consegue ficar de braços cruzados, se Deus quiser, também vou lutar por melhorias naeducação de nosso país.





APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO





INTRODUÇAO

Durante a Etapa V do Curso de Pedagogia EaD da Universidade de Uberaba tive muitas novas oportunidades de conhecimento, e de subir mais um degrau em minha escada acadêmica, aqui vai estar registrado novidades no que diz respeito à aprendizagem, e esta, com certeza está sempre a evoluir. Deixo no curso, minhamarca como aluna em formação sobre a supervisão de minha Preceptora Adriana . Posso dizer que a oportunidade de cursar Pedagogia está sendo muito rico em minha vida: pelas amizades dos colegas que cursam comigo, pelos professores que além de amigos nos enriquecem com seus conhecimentos.

A construção deste portfólio tem como principal objetivo retratar um pouco dos meus conhecimentosadquiridos neste semestre.














A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras ascrianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.

Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre ooutro. No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias. De acordo com Bettelheim, 1998, p.141-142:

[...] Talvez a lição de maior valor que as crianças podemaprender brincando seja que,quando perdem, o mundo não acaba.[...] Através de uma brincadeira de criança, podemos compreender como ela vê e constrói o mundo o que ela gostaria que ele fosse, quais as suas preocupações e que problemas a estão assediando. Pela brincadeira, ela expressa o que teria dificuldades de colocar em palavras.



Brincar funciona como um cenário no qual as crianças...
tracking img