Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Elaine Coutinho Veloso - RU 338595

PORTIFÓLIO DA UTA LÍNGUA PORTUGUESA

ITAPEVI
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Elaine Coutinho Veloso - RU 338595

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.Tutora Local: Vanderli Aparecida Coelho Galceron
Centro Associado: Itapevi

ITAPEVI
2011

Faça uma pesquisa no seu grupo de colegas de trabalho ou de colegas de classe e analise as variações linguísticas nos diversos níveis: fonético, lexical e sintático. Faça um relatório com exemplos.
A competência comunicativa através da língua dos seres humanos, com o tempo foi sofrendo variaçõeslingüísticas, onde a sociedade determina o que é certo ou errado.
Segundo as minhas pesquisas para elaboração deste relatório, existem dois tipos de variedades: os registros e os dialetos.
Os registros apresentam o grau de formalismo, ou seja, formalidade da língua falada, o padrão culto, onde há uma sintonia com a língua escrita, para um a boa estruturação dos textos.
Nos dialetos as variaçõesocorrem em várias dimensões: a territorial nas diferentes regiões (pronúncia); a social de acordo com a classe e nível de escolaridade, ou faixa-etária, ou ainda de acordo com o sexo (homem/mulher), ou seja, de acordo com as influências que o falante vivencia.
Como a língua está sujeita a muitas variações, por causa da maneira uniforme com que a usamos, classificamos esse termo como variantes.Essas variações podem ocorrer de: época para época (diferença do português de hoje e dos nossos antepassados); de região para região (maneiras distintas de pronúncia); de grupo social para grupo social (diferenças sociais e econômicas); de situação para situação (usa-se a forma formal ou informal de acordo com a situação em que a pessoa se encontra), entre outras.
Portanto, diante das variedadeslingüísticas, não podemos distinguir qual delas é a correta, mas posso afirmar que existe a forma adequada para cada contexto.
Quero ressaltar ainda que, temos a língua como um código de comunicação que repercute na sociedade; e para adquirir competência da língua é necessário ser um leitor competente (ler textos diversos). Obviamente os alunos devem ser estimulados a produzir textos orais eescritos no contexto escolar, e essa prática facilita o convívio e a integração social dos indivíduos.
Com base neste estudo considero que a lingüística coloca o sujeito no estudo da língua e no seu sentido, é uma atividade de interação social com a realidade, que leva em consideração o discurso. Por isso a escola, além de passar informações, deve também proporcionar formação ampla, a fim deconstituir cidadãos com pleno conhecimento de seus direitos e deveres. A educação deve cumprir o seu papel no que diz respeito à cultura, e a área social, ou seja, usar da inovação para o estudo da língua.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Elaine Coutinho Veloso - RU 338595

ESTAR ALFABETIZADO É...
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Alfabetização no Curso de Pedagogia a Distância daFaculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutora Local: Vanderli Aparecida Coelho Galceron
Centro Associado: Itapevi

ITAPEVI
2011
Pesquise e encontre pessoas que:
• Foram alfabetizados com cartilha;
• Foram alfabetizados antes de entrar na escola;
• Se alfabetizaram na Educação Infantil;
• Se alfabetizaram antes dos cinco anos;
• Não se alfabetizaram no primeiro ano de suaescolaridade;
• Se alfabetizaram observando algum adulto ou criança mais velha;
• Tem boas recordações do seu processo de alfabetização;
• Tem péssimas recordações do seu processo de alfabetização;

*Após a coleta desses dados, converse com seu grupo, façam uma reflexão sobre as experiências relatadas, relembrem fatos da infância, verificando como é importante o processo de alfabetização...
tracking img