Portifolio sobre broca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa sobre o Capítulo 11 Furação



Questões:
1º Quais são as evoluções que ocorremem relação ferramentas de furação (brocas)? Cite todas elas.
Resposta: Apesar de sua importância, tal processo recebeu poucos avanços ate alguns anos. Na furação, no entanto a ferramenta mais usada é a broca helicoidal de aço rápido. Vários desenvolvimentos têm ocorrido com os materiais das ferramentas de furação (brocas) entre eles: Brocas de aço rápido com revestimento duro; que possibilitou umsubstancial aumento de velocidade de corte e/ou da vida útil da ferramenta em relação as brocas de aço rápido sem revestimento. Brocas com pastilhas intercambiáveis de metal duro; brocas deste tipo são inviáveis quando seu diâmetro e pequeno, devido a dificuldade de fixação dos insertos. Porem, para brocas de diâmetros médios, essa e uma boa opção desde que a máquina propicie sua utilização.Brocas intnteriça de metal duro; quando o furo é menor que 20mm e a máquina possui rotação, rigidez, e potencia suficiente, essa broca e uma boa alternativa. Brocas especiais; quando o furo tem o diâmetro muito grande e/ou um comprimento muito grande em relação do diâmetro (relação L/D grande) estes tipos podem ser utilizadas. No entanto, boa parte das operações de furação ainda é realizada com brocashelicoidais de aço rápido com ou sem camada de cobertura. Isso torna o processo de furação extremamente lento.



2º Quais são as desvantagens encontradas para utilizar as brocas helicoidais no processo de furação? E como se resolve este problema nos dias de hoje?
Resposta: Alem das brocas helicoidais tornarem o processo de furação muito lento, outra grande desvantagem de furação com brocashelicoidais é imprecisão, a tolerância dimensional normal e de superfícies furadas é da ordem de IT11. Em termos de tolerância geométrica, esse processo também é sofrível, fazendo com que o comprimento do furo não possa ser muito grande (L/D Maximo da ordem de 3), sob o risco de ocorrência de excentricidade. Então para furos de precisão, normalmente é empregada uma broca helicoidal e depois ofuro passa por operação de acabamento, tais como alargamento, brochamento, mandrilhamento, torneamento interno, retificação interna e etc.



3º Quais as vantagens de utilizar as brocas de metal duro em maquinas modernas?
Resposta: As brocas de metal duro garantem maior estabilidade das arestas de corte da broca, protegendo assim contra desgaste. A broca de metal duro possui granderesistência ao choque e à oxidação, podendo ser utilizada na furação de uma vasta gama de materiais, tais como: aços ao carbono e aços de liga, aços inoxidáveis, ferro fundido, materiais não ferrosos, alumínio, ligas de magnésio, cobre, entre outros materiais. Alem dessas vantagens já citadas, deve-se notar, porém a utilização de brocas de metal duro em máquinas modernas, que possibilitam alta rotação erigidez, tem permitido a obtenção de furos mais precisos (da ordem de IT9), muitas vezes sem utilização de furos de centro e/ou de pré-furos.


4º Quais os problemas enfrentados quando se precisa executar uma furação profunda?
Resposta: Quanto mais profundo for a furação, mais difícil é a remoção do cavaco, um dos maiores problemas, fazendo-se necessário a interrupção freqüente do processo com aretirada da broca de dentro do furo, para que o cavaco e o calor possam ser removidos, principalmente quando o material que esta sendo furada forma cavacos longos. Outro problema do furo profundo é a lubrificação e/ou refrigeração da região de corte. Algumas vezes são utilizadas brocas com canais de lubrificação que possibilitam a introdução do óleo de corte sob pressão pelo interior da broca,...
tracking img