Portifolio organização escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Internacional de Curitiba











Portifólio de Pesquisa e Prática Profissional -
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR











Brasília - DF
2012
Faculdade Internacional de Curitiba










Portifólio de Pesquisa e Prática Profissional -
OEGANIZAÇÃO ESCOLAR





Relatório de Portifólio de Pesquisa e Prática Profissional –Organização Escolar apresentado à UTA Organização Escolar, no curso de Pedagogia à distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local:Ana Batista
Centro Associado: Brasília-DF





Brasília - DF
2012



Introdução

Este presente trabalho tem como objetivo apresentar as opiniões de alguns pedagogos/professoresreferente ao tema `organização escolar, onde eles responderam um questionário sugestivo da Instituição de Ensino Superior Facinter.
As informações obtidas através desse questionário, foram introduzidas no desenvolvimento deste trabalho, como uma forma de compreensão para os futuros pedagogos sobre as relações educativas vivenciadas no contexto escolar, para que futuramente possam ter um amploconhecimento de como agir em determinadas situações do cotidiano, sabendo enfrentar as dificuldades organização escolar como: o projeto politico pedagógico que define a concepção de educação.
Este trabalho contara também com desenvolvimento, apresentação de dados coletados, considerações finais e referencias, a metodologia utilizada foi a quantitativa.
2. Desenvolvimento2.1APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.

O Estágio foi realizado na Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, em homenagem ao Fundador da Legião da Boa Vontade, a quem pertence esta entidade. Ela está localizada na -Chácara 40 – Lotes 01 e 02 na Colônia Agrícola Samambaia em Taguatinga Norte – Brasília-DF. Tem o CEP 72 110 – 600. Seus telefones são: 61-3351-8715 e 61-3561-3788. O site é: www.boavontade.com.A Legião da Boa Vontade desde sua fundação em 1º de janeiro de 1950, caracteriza-se como uma Instituição que ampara e educa com Espiritualidade Ecumênica e atua em uma das frentes mais importantes para a Paz no planeta, priorizando a valorização do indivíduo como um Ser integral e ao mesmo tempo, propondo uma alternativa ecumênica para o modelo pedagógico que ainda supervaloriza a razãoem detrimento do conteúdo socioafetivo e intuitivo.
Como se trata de uma Creche para crianças carentes, seu horário tem início às 07:00hs e vai até às 17:30hs a fim de atender o horário de trabalho dos pais.
Crianças de 02 a 05 anos em horário integral e de 06 a 09 anos no horário contrário ao da escola regular, trabalhando com o reforço escolar. Nosso estágio ocorreu numa regiãoque ainda não é regularizada pelo Distrito Federal como residencial, mas este processo está em andamento pois se trata de área totalmente ocupada por residências habitadas mas sem uma infra-estrutura completa. Comparecemos à instituição do dia l6 de abril ao dia 19 do mesmo mês no período matutino de 07:00hs às 11:00hs.
A Creche funciona num prédio muito bom e bonito, com dois andares edentro das normas de segurança. Conta com 09 (nove) salas de aula, pois são duas turmas de Maternal I (2 anos) – MI-A e MI-B, duas de Maternal II (3 anos) – MII-A e MII-B, duas de Infantil I (4 anos) – I-A e I-B e duas de Infantil II (5 anos) –I I-A eI I-B. A nona sala destina-se às crianças do PAEX (Programa para ex-alunos) de 06 a 09 anos, sendo uma turma matutina e outra vespertina, pois elesfrequentam a escola formal de 1º grau em outro local.
A Creche atende um total de 210 crianças Também existe salas ambientes para os alunos e para cada profissional atuante como da Diretora, Célia Fernandes Mendes Campos, da Coordenadora Pedagógica, Carla Cândida...
tracking img