Portifolio organização de computadores

Páginas: 11 (2729 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
2 RESOLUÇÃO

O barramento USB (Universal Serial Bus) trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples, fácil e rápida a conexão de diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, HDs externos, pendrives, mouses, teclados, etc.) ao computador, evitando assim o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo.
Antigamente, instalar periféricos em um computador obrigava o usuário aabrir a máquina, o que para a maioria das pessoas era uma tarefa quase impossível pela quantidade de conexões internas, que muitas vezes eram feitas através de testes perigosos para o computador, sem falar que na maioria das vezes seria preciso configurar jumpers e interrupções IRQs, tarefa difícil até para profissionais da área. O surgimento do padrão PnP (Plug and Play) diminuiu toda acomplicação existente na configuração desses dispositivos. O objetivo do padrão PnP foi tornar o usuário sem experiência capaz de instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente sem mais delongas.
Assim, em 1995, na óptica do conceito de Plug and Play, um conjunto de empresas - entre elas, Microsoft, Intel, NEC, IBM e Apple - formou um consórcio para estabelecer um padrão revolucionário, feito sobre umbarramento que adota um tipo de conector que deve ser comum a todos os aparelhos que o usarem, assim tornando fácil a instalação de periféricos que adotassem essa tecnologia. Surgia então o USB Implementers Forum. Pouco tempo depois disso, as primeiras especificações comerciais do que ficou conhecido como Universal Serial Bus (USB) surgiram.
Na verdade, a tecnologia já vinha sendo trabalhada antesmesma da definição do consórcio como USB Implementers Forum. As primeiras versões estabelecidas datam de 1994.

2.1 VANTAGENS DO PADRÃO USB

Um dos principais motivos que levou à criação da tecnologia USB foi à necessidade de facilitar a conexão de variados dispositivos ao computador. Sendo assim, o USB oferece uma série de vantagens:
Padrão de conexão: qualquer dispositivo compatível comoUSB usa padrões definidos de conexão, assim não é necessário ter um tipo de conector específico para cada aparelho.
Plug and Play: quase todos os dispositivos USB são concebidos para serem conectados ao computador e utilizados logo em seguida. Apenas alguns exigem a instalação de drivers ou softwares específicos. No entanto, mesmo nesses casos, o sistema operacional reconhecerá a conexão dodispositivo imediatamente.
Alimentação elétrica: a maioria dos dispositivos que usam USB não precisa ser ligada a uma fonte de energia, já que a própria conexão USB é capaz de fornecer eletricidade. Por conta disso, há até determinados dispositivos, como telefones celulares e MP3-players, que têm sua bateria recarregada via USB. A exceção fica por conta de aparelhos que consomem maior quantidade deenergia, como scanners e impressoras.
Conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo: é possível conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma única porta USB. Isso pode ser feito, por exemplo, através de hubs, dispositivos que utilizam uma conexão USB para oferecer um número maior delas. Mas, isso pode não ser viável, uma vez que a velocidade de transmissão de dados de todos os equipamentosenvolvidos pode ser comprometida. No entanto, com uma quantidade menor de dispositivos, as conexões podem funcionar perfeitamente.
Ampla compatibilidade: o padrão USB é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. O Windows, por exemplo, o suporta desde a versão 98. Sistemas operacionais Linux e Mac também são compatíveis. Atualmente, é possível encontrar portas USB em vários outrosaparelhos, como televisores, sistemas de comunicação de carros e até aparelhos de som.
Hot-swappable: dispositivos USB podem ser conectados e desconectados a qualquer momento. Em um computador, por exemplo, não é necessário reiniciá-lo ou desligá-lo para conectar ou desconectar o dispositivo;
Cabos de até 5 metros: os cabos USB podem ter até 5 metros de tamanho, e esse limite pode ser aumentado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização de computadores
  • Organizaçao de computadores
  • Organização de computadores
  • Organização de computador
  • ORGANIZACAO DE COMPUTADORES
  • Organização de computadores
  • Organização dos computadores
  • Organização de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!