portifolio micro e macro economia

Páginas: 9 (2088 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014


Estrutura de mercado do setor supermercadista



Microeconomia e Macroeconomia

A palavra mercado em si, pode ter diversos significados, desde se referir a uma economia ao todo, ou a um produto, um local especifico. O mercado agrícola, mercado de automóveis, de livros...até finalmente, o setor supermercadista.
Um mercado é constituído por compradores e vendedores. As relações entrecompradores e vendedores seguem alguns padrões, dependendo é claro, do tamanho deste mercado, do número pessoas (compradores e vendedores) que ali atuam, e até mesmo, o tipo de produtos que são vendidos. Essas características revelam algumas estruturas básicas de mercado:

*Concorrência perfeita

*Monopólio

*Concorrência monopolística

*Oligopólio

Na literatura econômica, o monopólio, ooligopólio e a concorrência monopolística são chamados de: Mercados imperfeitos.
Concorrência perfeita: É um tipo de mercado aonde existe um grande numero de compradores e vendedores. Todos pequenos em relação ao mercado em si, sendo assim impossível de afetar a oferta e a procura para interferir no preço do produto. As empresas tem livre entrada e saída do mercado, sem regras para que umaempresa nova entre ou a antiga saia.
Na concorrência perfeita, é o mercado quem comanda os preços dos produtos vendidos, tirando a exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam... “justos”, iguais ao custo; o que é chamado de “lucro normal”. O produtor por ser apenas mais uma peça desse mercado, recebe o preço, mais não tem poder de altera-lo.
É claro que na teoria, é quase impossível quea concorrência perfeita aconteça, o exemplo mais próximo da concorrência perfeita é a bolsa de valores ou o mercado agrícola.
Monopólio: É um tipo de mercado que é o avesso da concorrência perfeita. É o caso, aonde só existe um fornecedor de tal produto, ou no caso dos supermercados, apenas uma empresa no local. No monopólio o monopolista tem total controle dos preços dos seus produtos, já quenão existe concorrência. Mas, isto também não quer dizer que por isso seus produtos serão os mais caros do mercado, no geral os produtos se mantém em um preço estável. Já que no capitalismo a leia da oferta e da procura é o que manda, é preferível que ele mantenha seu produto em um preço razoável para que a procura seja maior, e então o preço aumente sem que haja queda de venda.
Concorrênciamonopolística: É um mercado aonde existem várias empresas (com o mais ou menos o mesmo nível econômico) disputando os mesmos clientes, ou seja, uma concorrência acirrada, o oposto do monopólio. Este tipo de concorrência provoca os mercadistas a explorarem sua criatividade, criando coisas novas para que possam assim aumentar suas vendas.
Alguns exemplos simples de concorrência monopolística são:restaurantes, escolas privadas, padarias e etc.
Oligopólio: É a prática de mercado em que a oferta de um produto ou serviço, que tem vários compradores, é controlada por um pequeno grupo de vendedores. Neste caso, as empresas tornam-se interdependentes e guiam suas políticas de produção de acordo com a política das demais por saberem que, em setores de pouca concorrência, a alteração de ouqualidade de um afeta diretamente os demais. O oligopólio força uma batalha diplomática ou uma competição em estratégia. O objetivo é antecipar-se ao movimento do adversário para combate-lo de forma mais eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto.
A literatura industrial nos diz, que se tiver uma firma que tenha ao menos 40% do mercado, não tendo nenhum rival próximo, então ela será chamada defirma dominante. Caso as quatro maiores firmas do mercado possuam mais de 60% de parcela no mercado (market-share), teremos um caso de oligopólio forte. É considerado oligopólio fraco quando o market-share das quatro maiores empresas não ultrapassar 40% do mercado.
O Rio Grande do Sul, somando as suas participações no mercado, ele se enquadra em oligopólio fraco.
Várias empresas supermercadistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • micro economia e macro economia
  • portifolio individual micro e macro
  • portifolio micro e macro
  • Economia micro e macro
  • Micro e Macro Economia
  • Macro e micro economia
  • Micro e Macro economia
  • ECONOMIA MICRO E MACRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!