PORTIFOLIO LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

1118 palavras 5 páginas
LAÍS NUNES DA SILVA
1130709

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

VITÓRIA-ES

AGOSTO-2015

Descrição da Atividade:

Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda as questões a seguir.

1-Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de: Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.
Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.
Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.
Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral. Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem. De acordo com cada função da audição citadas anteriormente, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.

Localização e Identificação: Ruído de abrir ou fechar uma porta: Identificamos que há alguém perto de nós; pela intensidade do som podemos prever se está mais longe ou mais perto. Ruído de uma torneira aberta: Podemos identificar pela intensidade e proximidade do som em que local estamos (banheiro, cozinha, lavanderia, etc.) Alerta: Um grito de uma pessoa: Podemos prever que algo errado ou ruim pode estar acontecendo. Uma sirene de incêndio: Avisa-nos que existe fogo ou perigo por perto ou no local que estamos.
Socialização: Conversa entre um grupo de pessoas: Atrai-nos para conhecer e até mesmo saciar a curiosidade. Show de música: Em esse tipo de evento se aglomera muita gente e se pode desfrutar da conversa entre amigos e ouvir músicas.

Relacionados