Portifolio individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 2
-------------------------------------------------
Unidade 2 – Stress
QUESTÕES PARA REFLEXÃO:
Pense um pouco sobre até que ponto o stress causado no trabalho pode ser prejudicial para a vida do trabalhador, para os grupos aos quais pertence e para a organização.
O stress pode ser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona as pessoas de tal forma que estasituação gera uma grande tensão.
Outro aspecto interessante é que o stress nem sempre é ruim. Ele também tem seu lado positivo. Normalmente este lado positivo impulsiona o indivíduo para alcançar um desempenho muito alto, como superar um limite.
Existem três grupos de fatores potenciais de stress. Os fatores ambientais, os organizacionais e os individuais.
Assista a este vídeo:

Você acha que o fatorde stress era individual, ambiental ou organizacional??
Já a concretização do stress depende de cada indivíduo e os seus sintomas podem ser físicos, psicológicos ou comportamentais.
Relacionados ao ambiente em que a organização está inserida, os fatores ambientais envolvem as incertezas econômicas; as incertezas políticas; incertezas tecnológicas; e terrorismo.
Já os fatores organizacionaisestão relacionados à demanda de tarefas; às demandas de papéis; às demandas interpessoais; à estrutura organizacional; à liderança organizacional; e ao estágio de vida de uma organização.
Por outro lado, os fatores individuais envolvem os fatores relacionados ao indivíduo fora da organização do trabalho como relacionamentos familiares e problemas econômicos. Algumas pesquisas também apontam para apersonalidade do indivíduo.
Um ponto importante para o estudo do stress é que estes fatores são cumulativos.
Por isso, um pequeno evento pode ser a gota d água para desencadear um comportamento como neste vídeo:
Inserir vídeo:
Agora que você visualizou uma explosão de fúria na organização, vamos estudar as consequências do stress, que envolvem sintomas físicos, psicológicos e comportamentais.Na saúde se manifesta por mudança no metabolismo, aumento no ritmo cardíaco e respiratório, aumento da pressão sanguínea, dores de cabeça e até infarto.
Os sintomas psicológicos envolvem a insatisfação, tensão, irritabilidade, ansiedade, tédio, cansaço, entre outros.
Já os sintomas comportamentais incluem normalmente queda na produtividade, absenteísmo, rotatividade, mudança de hábitosalimentares, choros, consumo de álcool, inquietação, insônia e verborréia.
Segundo Robbins (2005), a administração do stress na organização deve ocorrer quando o nível de stress estiver muito alto ou muito baixo, pois como disse no início da aula, o stress pode ser positivo, impulsionado o desempenho.
Contudo, este mesmo autor afirma que um nível de stress médio por um longo período pode levar àexaustão. Isto me faz refletir, enquanto psicóloga organizacional, que é perigoso administrar o desempenho organizacional por meio do stress.
Vamos agora ver as abordagens individuais e organizacionais relativas ao stress:
Abordagens individuais do stress visam a administração do mesmo como exercícios de relaxamento, prática de exercícios físicos, administração do tempo e aumento da rede social.
Pramim, uso uma técnica de relaxamento que quase sempre dá certo.
É a seguinte:

Depois desta pausa para relaxar, eu me sinto melhor e espero que você também tenha se sentido.
Não estou falando que é para vocês saírem por aí afogando todo mudo, seja de forma imaginária ou real. Olha lá hein!
As abordagens organizacionais geralmente podem ser controladas pelas pessoas que ocupam cargos de gestãona organização. Fazem parte delas a seleção e recolocação de pessoas, o treinamento, o estabelecimento de objetivos e metas, o replanejamento do trabalho, o envolvimento dos funcionários nas decisões e a comunicação organizacional. Robbins também coloca alguns períodos de descanso e a implementação de programas de bem-estar como sendo importantes para o alívio do stress.
As abordagens...
tracking img