Portifolio Individual Erick fernandes semestre Ciencias Contabeis

1946 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
O Projeto de Emenda Constitucional 72 obriga a família brasileira a refazer as contas e dar mais atenção a detalhes como, a carga horária dos empregados em casa.
O primeiro impacto foi no orçamento, gastos como FGTS, horas extras e demais direitos previstos pela CLT e não aplicados até o momento. Em seguida, o que se imagina é uma mudança nos hábitos e na estrutura dos lares, que devem seguir o modelo dos lares americanos, onde se manter uma empregada é muito caro e, por este motivo, existem máquinas para realizar quase todas as tarefas.
Como a PEC 72 regulamenta também a função de cuidador de idoso, e o Brasil daqui a uma década terá uma das maiores populações do mundo de idosos, o segmento de clinicas de repouso esta se tornando um nicho de mercado bastante atraente e promissor.

2 DESENVOLVIMENTO
A instituição do trabalho doméstico feito por pessoas de fora da família é milenar, e muito provavelmente jamais irá se extinguir. Na sua forma mais impiedosa, ela coincide com a escravidão. Mas a história presenciou outros conchavos, gerados por diversificadas civilizações, desde os sistemas de vassalagem, que ocorreram no Ocidente e Oriente, aos de trabalho remunerado, mediocremente protegido por leis, que as sociedades modernas pregavam.
“Os serviços domésticos são resquícios dos antigos agregados do período da monarquia, sempre no sentido de servidão. No Brasil, permanece a mentalidade de se explorar ao máximo: os quartos das empregadas são pequenos, normalmente separados da casa. A lei não deve mudar essa relação mas a tendência é que patrões exploradores sejam eliminados. Eles vão ficar com medo porque vão ter de gastar com horas extras e haverá queixa em relação a leis trabalhistas” (Balhama, Veja, 2013).
A denominada PEC dos empregados domésticos, teve vigência imediata a partir de sua

Relacionados