Portifolio indivdual - analise basica 2 periodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6
2 CONTABILIDADE BÁSICA 7
2.1 CONCEITO 7
2.1.1OBJETIVOS 7
2.1.1.1OBJETO 8
3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 9
3.1 OBRIGATORIEDADES 9
4 CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 11
4.1 IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADENA GESTÃO EMPRESARIAL 11
5 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 12
5.1 BALANÇO PATRIMONIAL 12
5.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 14
6 A MISSÃO DA EMPRESA .................................................................................15
7 VISÃO EMPRESARIAL 16
8 PROCESSO ADMINISTRATIVO 17
8.1 PLANEJAR 17
8.2 ORGANIZAR 17
8.3 CONTROLAR 17
9 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES 18
10 PRINCIPAISOPERAÇÕES MATEMÁTICAS ....................................................19
11 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por título “Aspectos introdutórios em Ciências Contábeis” ao apresentar um leque de conceitos que usaremos como base em toda nossa vida acadêmica. Busca-se compreender as características fundamentais e inerentes das disciplinasabordadas e trabalhadas neste primeiro semestre concretizado. Desta forma, pretende-se ir além da descrição destes conceitos; o propósito é captar mais claramente de forma a fixarmos em nosso dia-a-dia de modo a nos auxiliar de fato em nossas atividades rotineiras.
Abordaremos então o conceito de cada disciplina, bem como esclarecendo sobre a incredulidade a cerca de qualquer dos quatroensinos abordados: Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração, Introdução ao Direito Público e Privado e Matemática.
Na Contabilidade básica teremos contato com os relatórios ou demonstrações contábeis e sua importância para a estrutura patrimonial, além, de seu conceito, objeto e objetivo.
Ao falarmos dos Fundamentos da Administração evidenciaremos como planejar,organizar e controlar uma empresa citando assim aspectos relevantes na administração.
Quando expor sobre a Introdução do Direito Publico e Privado entenderemos a relevante atuação do contador na seara empresarial e a importância do Direito na atuação do contador, onde sua incidência é maior e a influência das leis no Contabilidade.
E a Matemática, por fim, irádemonstrar como suas principais operações socorre o contador enquanto o mesmo administra financeiramente uma entidade.
Tendo como base os tópicos acima citados brevemente propus um trabalho onde sua aplicabilidade se desse em um nível aceitável de compreensão e fixação.




CONTABILIDADE BÁSICA

A contabilidade originou-se quando o homem viu a necessidade de controlar eproteger sua posse. Deixando a caça e vivendo com a organização da agricultura e do pastoreio, rompendo com a vida comunitária ele criava sua riqueza individual. O homem então já começava a controlar seu patrimônio. O registro de desenhos rupestres nos leva a entender que, como ainda não se conhecia a escrita, ele desenhava cada espécie de criação e a frente um risco (l) para cada cabeça efazendo seu controle a cada transação efetuada (venda troca, morte). Feito a transação, cortava-se esse risco significando que o mesmo já não pertencia ao mesmo. Criou-se assim uma ciência que mais tarde se tornaria indispensável pelo controle de todo segmento financeiro.

1 CONCEITO

Assim, é importante definir que a contabilidade é um sistema de informação que faz parte de um sistemagerencial dentro da gestão empresarial. A contabilidade mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

“Contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade”. (PADOVEZE,...
tracking img