Portifolio handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alexsandra Aparecida dos Santos Ribeiro RA 1061439

Atividade de pratica fundamentos da educação física escolar:
Da educação física escolar:a educação infantil ao ensino médio

Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em educação Física
Disciplina:FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Professora: MARCIANA Roberta de Oliveira

CURITIBA
2010

DESCRIÇÃO DO PROJETO
CURSO:LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
TÍTULO DO PROJETO: EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR:DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO.
ALUNA: ALEXSANDRA APARECIDA DOS SANTOS RIBEIRO
DATA INÍCIO DO PROJETO:13/09/2010
DATA TÉRMINO DO PROJETO: 14/09/2010
PÚBLICO ALVO: PRÁTICA SERÁ REALIZADA PELA ALUNA, ALEXSANDRA APARECIDA DOS SANTOS RIBEIRO, QUE ESTÁ CURSANDO O PRIMEIROANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÌSICA EAD EM 2010.
OBJETIVOS:
1- Refletir sobre as proposta curriculares oficiais que norteiam o trabalho do professor de educação física.
2- Exercitar a elaboração de aulas de Educação Fisica,para os estudantes da Educação Basica,nos três níveis de ensino:
EDUCAÇÃO INFANTIL,ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
EQUIPE
Alexsandra aparecidados santos ribeiro, aluna do primeiro ano do curso de licenciatura em Educação Física ( EAD) 2010

ATIVIDADES E HORAS PREVISTAS
PRIMEIRA ETAPA: 2 HORAS
Análise dos conteúdos aprendidos na disciplina de handebol e suas aplicabilidades práticas nas aulas de Educação física Escolar.
SEGUNDA ETAPA: 18 HORAS
Elaboração de três aulas relacionadas aos diferentes níveis de ensino Educação infantil,Ensino Fundamental e Ensino Médio.
TOTAL DE HORAS ATRIBUIDAS: 20 HORAS
METODOLOGIA
Primeira etapa: Propostas Curriculares oficias apresentadas no decorrer da disciplina e a pratica pedagógica dos professores.
Segunda etapa: Elaboração de três aulas relacionadas aos diferentes níveis de ensino.

PRIMEIRA ETAPA
Opitei por fazer a pesquisa na escola em que eu trabalho onde tenho mais contadocom alunos e professores de Ed.física .Escola Estadual 4 de Abril.Sete quedas MS
Nas escolas, embora já seja reconhecida como uma área essencial, a Educação Física ainda é tratada como "marginal", que pode, por exemplo, ter seu horário "empurrado" para fora do período que os alunos estão na escola, ou alocada em horários convenientes para outras áreas e não de acordo com as necessidades de suasespecificidades (algumas aulas, por exemplo são no último horário da manhã, quando o sol está a pino). Outra situação em que essa "marginalidade" se manifesta é no momento de planejamento, discussão e avaliação do trabalho, no qual raramente a Educação Física é integrada. Muitas vezes o professor acaba por se convencer da "pequena importância" de seu trabalho, distanciando-se da equipe pedagógica,trabalhando isoladamente. Paradoxalmente, esse professor é uma referência importante para seus alunos pois a Educação Física propicia uma experiência de aprendizagem peculiar ao mobilizar os aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade de forma intensa e explícita, o que faz com que o professor de Educação Física tenha um conhecimento abrangente de seus alunos. Levando essas questões emconta e considerando a importância da própria área, se evidencia cada vez mais, a necessidade de integração.
Ao ingressarem na escola, as crianças já têm uma série de conhecimentos sobre movimento, corpo e cultura corporal, frutos de experiência pessoal, das vivências dentro do grupo social em que estão inseridas e das informações veiculadas pelos meios de comunicação.
As diferentes competênciascom as quais as crianças chegam à escola são determinadas pelas experiências corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar, conviver com outras crianças, explorar diversos espaços, provavelmente suas competências serão restritas. Por outro lado, se as experiências anteriores foram variadas e freqüentes, a gama de movimentos e os conhecimentos sobre jogos e...
tracking img