PORTIFOLIO EM GRUPO

1742 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço social 2º SEMESTRE

nome do(s) autor(es)
Amanda feitosa da silva clesireide bispo de oliveira kelly regina dias moreira maria marcia augusto moura

PORTFÓLIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL em grupo A IMIGRAÇÃO HAITIANA NO BRASIL

Bom jesus- PI
2014

nome do(s) autor(es)
Amanda feitosa da silva kelly regina dias moreira maria marcia augusto moura

PORTFÓLIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL em grupo

A IMIGRAÇÃO HAITIANA NO BRASIL

Trabalho apresentado de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de [Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e filosofia].

Prof:

Profº Roseane;
Profº Sérgio;
Prof.ª Wilsoni;
Prof. ª Adir;

Bom jesus-PI
2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 7
Referências 9

INTRODUÇÃO

IMIGRAÇÃO do latim Migratio, o conceito de migração para a sociologia, de acordo com o dicionário Michaelis (2013, pg. 1), refere-se ao “ato ou efeito de migrar; ato de passar de um país para outro (falando-se de um povo ou grande multidão de gente); movimento espacial de um habitat para outro.”. Entretanto, os movimentos migratórios devem ser vistos como grandes elementos de compreensão do espaço geográfico, e consequentemente, como variáveis primárias dentro do processo organizacional da sociedade (FERREIRA; OLIVEIRA; RODRIGUES, 2012).

A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. Foi um movimento ao mesmo tempo colonizador e povoador, pois contribuiu para formar a população que se tornaria brasileira, sobretudo num processo de miscigenação que incorporou portugueses, negros e indígenas.

Eles estão chegando em número cada vez

Relacionados