Portifolio Diversidade e Inclus o

1286 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO pedagogia andreza santos de lima

Diversidade e inclusão

Cidade Ocidental
2014

andreza santos de lima

diversidade e inclusão

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.

Prof. Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.

Cidade Ocidental
2014
Introdução A pesquisa realizada no Centro de Educação Infantil Criança Esperança no intuito de analisar o Projeto Político Pedagogo visando conhecer a proposta que o mesmo utiliza os projetos para a inclusão dos alunos com necessidades especiais e como é trabalhado na escola a diversidade e inclusão.
Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracterizam, não apenas as diferenças. Claro qual é a verdadeira função da escola que é constituída para atender a todos. Nesse sentido, basta observar que a Convenção defende que toda criança tem direito à educação e ao acesso aos conhecimentos, e que as escolas na perspectiva da diversidade devem acolher todos e todas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Destaca o entendimento de que a expressão “necessidades educativas especiais” refere-se a todas as crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou de suas dificuldades de aprendizagem. Encerra que as escolas têm que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as com deficiências graves. Pensar no outro, no diferente, na diversidade, é pensar na possibilidade de reduzir e eliminar as barreiras do preconceito, da discriminação e da desigualdade. Incluir é ação, é disposição para o encontro, para a mudança. É gesto concreto

Relacionados