Portifolio diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GISELI ADRIANA FERREIRA,RU:546452 2010/05

Portfolio da UTA de Diversidade Cultural

CONCÓRDIA
2011

SUMÁRIO
Ver numeração de pag.
1 INTRODUÇÃO............................................................................................03
2 TEXTO DO PORTFOLIO DE ESTAGIO.................................................... 04
3QUESTÃO DO LIVRO EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ............................06
4 QUESTÃO DO LIVRO PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL DIVERSIDADE CULTURAL ..........................................................................07
5 QUESTÃO DO LIVRO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ....................................................................................................................... 08
6CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................11
7 REFERÊNCIAS............................................................................................12

INTRODUÇÃO

Muito se tem falado acerca de diversidade de competências e necessidades que existem em um grupo e da individualidade dos processos de aprendizagem
A escola é olugar onde encontramos sujeitos mais diversos que estão em busca do conhecimento comum ,aprendemos a respeitar as diferenças e interagirmos com as mesmas .
Aprender que nunca é tarde para voltar estudar que não tem um tempo certo que a todo momento estamos prestes a aprender algo novo,superar nossas dificuldades,enfim crescer como ser humano.
Na produção a seguir, diante das observações dasescolas atuais, pode-se verificar que,o espaço escolar vem se alterando procurando atender os mais diversos alunos,que não precisam mais procurar uma escola especializada para atende-los graças a diversidade e o direito que todos tenham uma educação igualitária , de certo modo, as rápidas transformações que vêm ocorrendo na sociedade brasileira, com potencialidades e habilidades que o velhomodelo escolar não tem conseguido atender.








A diversidade na educação
A palavra diversidade está relacionada à qualidade daquilo que é diverso, diferente e variado ,ou da variedade.Se fizermos uma busca no dicionário,encontramos a palavra relacionada a um conjunto variado,ou ainda,à multiculturalidade ,ao desacordo,á oposição.
A diversidade culturalpresente em nosso dia a dia convida-nos a conviver com as diferenças de todas as ordens,exigindo de todos e a cada um a tolerância e o respeito das diferenças.Mas não é fácil reconhecer e aceitara “diversidade humana”.Homens e mulheres são diferentes,pensam e agem de forma diferente,jovens e adultos são diferentes pensam e agem diferentes.Na verdade todas as pessoas são diferentes e isso muitas vezesgera violentos conflitos e guerras.
É através desta constante interação social que crescemos enquanto pessoa,conquistamos a nossa cultura, mas não só na linguagem do senso comum, somando um grande número de conhecimentos, e sim, no que é mais válido, aquela resultante do convívio social, que abrange as trocas de conhecimento, as idealizações, crenças, ciências, até mesmo as atividades básicas dequalquer espécie, enfim, a sociabilidade, abrangendo todas as esferas da atividade humana.
A educação é um processo de transmissão de culturas, saberes, conhecimentos; é um processo de socialização que pode ocorrer de maneira informal, no cotidiano, pela família ou pela sociedade ou de maneira formal, com métodos e práticas pedagógicas, com conhecimentos e aspectos culturais científicos, ou seja,na escola.
A educação possui um papel decisivo no desenvolvimento de uma sociedade, por ser responsável pela transmissão de sua herança cultural e consequentemente pela sua sobrevivência, garantindo-lhe o desenvolvimento dos que dela fazem parte.
Partindo deste pressuposto, reconhecemos a importância da relação entre sociedade e educação e seu entendimento, para nós futuros, profissionais...
tracking img