Portifolio de Logica 20I5

318 palavras 2 páginas
Curso:Filosofia
Nome da Disciplina: Lógica
Nome do Aluno(a): Josilene Alves Ferreira
Número do RGM: 14264064

PORTIFÓLIO DE LÓGICA I
Como a Lógica contribui/influencia em nossa experiência diária?
Lógica: é a ciência que estuda princípios e métodos de inferência, tendo o objetivo principal de determinar em que condições certas coisas se seguem (são conseqüências), ou não, de outras (MOTARI, 2001, p. 2).
O que a lógica nos influencia na vida cotidiana, seria nos argumentos para explicar uma situação de conflito ou nas teorias matemáticas, em estudos científicos que constitui uma linguagem simbólica , artificial da lógica. Quando buscamos uma justificativa para uma situação também convém a lógica e raciocino do individuo.
O pensamento lógico está incutido em todas as pessoas. Sempre que conversamos com alguém, utilizamos vários argumentos para expor e defender nossos pontos de vista. Mas o que vem a ser argumento? Nada mais é do que o encadeamento de afirmações que articulamos, como os elos de uma corrente, de maneira a conduzir o diálogo a uma conclusão. Mas não devemos pensar que a Lógica é somente isso. A Lógica é uma ciência de índole Matemática e está fortemente ligada à Filosofia, já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Sendo assim, a Lógica também é um ramo da Filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto sendo, portanto, um instrumento do pensar.
“De acordo com Quelhas (1993), quanto mais próximo do cotidiano do sujeito estiver o conteúdo do silogismo condicional, maior recurso a diferentes tipos de repostas, para além da resposta lógica.”

QUELHAS, A.C.; RIBEIRO O. Efeito de conteúdo no raciocínio com silogismos condicionais. Análise Psicológica, 1993.
JONHSON-LAIRD, P.N. A capacidade para o raciocínio dedutivo. In: Sternberg, R. As capacidades intelectuais humanas. Uma abordagem em processamento de informação. Porto

Relacionados