PORTIFOLIO contribuição do pedagogo na educação especial

1833 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

ALDENICE GOMES MARTINS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

CAPANEMA-PA
2015
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnico-raciais; Seminário III.
Prof: Cyntia Simioni França; Marlizeti B. Steinle; Sandra M. Vedoato; Vilze Vidotte Costa; Fábio Luiz da Silva; Sandra Regina dos Reis; Taíse Nishikawa.

CAPANEMA-PA
2015
INTRODUÇÃO
O principal objetivo desse trabalho é conhecer melhor sobre o papel e as práticas inclusivas. As contribuições dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo.
No entanto para conhecer o papel e as contribuições de um pedagogo é fundamental saber a história, de como eram visto essas crianças e as pessoas que nasciam com deficiência, constatei que os pais que tinham filhos deficientes eram vistos como pessoas que recebiam castigo divino e a criança alguém que estava possuída por demônios ou forças sobre natural, eram excluídas e amaldiçoadas e poderiam até ser mortos. Já na Grecia antiga as pessoas tinham que ter o corpo perfeito, porque se a criança nascesse com alguma deficiência elas eram sacrificadas, deixadas nas montanhas ou escondidas. Em Roma as crianças especiais eram a tiradas nos rios ou abandonadas em pequenos cestos a sua margem desta forma eram excluídas da

Relacionados