Portifolio adm 4 periodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




























PRODUÇÃO TEXTUAL


Antes da decisão de uma empresa, seja do setor de revenda de automóveis ou não, se lançar no mercado, ela deve realizar um planejamento financeiro para verificar se é potencial ou não a entrada no setor.
Para elaborar um planejamento financeiro, deve-se levar em consideração dois pontosigualmente importantes, qual o tempo, o prazo de espera necessário para alcançar as metas desejadas e o que isso vai trazer de retorno para a empresa.
“O planejamento financeiro estabelece o método pelo qual as metas financeiras devem ser atingidas. Possui duas dimensões: prazo e nível de agregação” (ROSS, WESTTERFIELD e JAFFE, 2002, p. 589).
Quanto maior prazo requerer o planejamento,presume-se que o retorno será maior. E, quanto maior o retorno deste planejamento, maior o cuidado que terá que se tomar ao elaborar o planejamento financeiro.
Gitman (2002) explica que análise e planejamento financeiro dizem respeito à transformação dos dados financeiros, de forma que possa ser utilizado para monitorar a situação financeira da empresa, fazer uma avaliação da necessidade dese aumentar ou reduzir, dos financiamentos requeridos.
Essas funções englobam todo o balanço patrimonial, assim como a demonstração do resultado do exercício e outros demonstrativos contábeis. Embora essas atividades pairem fortemente em demonstrativos financeiros elaborados com base no regime de competência, seu objetivo fundamental é avaliar o fluxo de caixa da empresa e desenvolver planosque assegurem que os recursos adequados estarão disponíveis para o alcance dos objetivos.
O objetivo do planejamento financeiro é fazer com que todas as ferramentas necessárias para o alcance das metas traçadas para a empresa, estejam ao alcance, pois numa empresa com fins lucrativos, é preciso tomar decisões que aumentem o valor da ação ou, em termos mais gerais, aumentem o valor docapital dos proprietários.
A esse respeito Leitner (apud MARION, 1999) afirma que as empresas sempre dependeram das análises financeiras; hoje elas esperam que os administradores também assumam o papel de estrategistas corporativos, com a preocupação de garantir que as decisões empresariais estratégicas sejam otimizadas.
O que o administrador deseja saber é a real situação da empresa,para isso o planejamento financeiro mais adequado é realizado com base no fluxo de caixa.
Pois, é o fluxo de caixa que irá demonstrar onde estão sendo aplicados os recursos da empresa, se ela possui um nível desejado de caixa, mostrando com mais clareza se há a necessidade de realizar modificações no planejamento financeiro da empresa, a fim de evitar prejuízos, desta forma, tendo tempo hábilde tomar as decisões mais adequadas para aquele momento.
Zdanowicz (2000) considera que certas políticas gerais, que são adotadas por algumas empresas, podem afetar o nível desejado de caixa, de valores a receber e de estoques. Além disso, o administrador financeiro é responsável pelo estabelecimento de políticas que influenciam o volume de ingressos no caixa e na acumulação de valores areceber, da mesma forma, os desembolsos de numerário, de resgates dos valores a pagar e da reposição de estoques em níveis compatíveis com a atividade operacional da empresa.
Além de conferir e avaliar os resultados, o administrador financeiro também é responsável por adotar políticas de controle de caixa que sejam compatíveis com a atividade operacional da empresa.
O administradordeve conhecer muito bem, as necessidades da empresa na qual trabalha, para medir a necessidade de entradas e saídas do caixa, assim como os estoques e todo o resto, que esteja ligado ao setor financeiro da empresa.
O administrador pode contar com técnicas como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e payback descontado.
A empresa para entrar nesse setor poderá realizar um...
tracking img