PORTIFOLIO 2 Semestre

2359 palavras 10 páginas
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 INFLAÇÃO 4
2.1 INFLAÇÃO DE CUSTOS 4
2.2 INFLAÇÃO INERCIAL 4
2.3 INFLAÇÃO DE DEMANDA 5
3 TAXA DE JUROS 6
4 TAXA DE CÂMBIO 7
5 MEDIDAS DESCRITIVAS 8
6 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 9
6.1 Média 9
6.2 Moda 9
6.3 Mediana 9
7 MEDIDAS DE DISPERSÃO 10
7.1 Variância 10
7.2 Desvio Padrão 10
8 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA 11
9 NÚMEROS ÍNDICES 12
10 DEFLAÇÃO DE DADOS 13
11 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE. 14
12 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16 1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, o mundo exige uma capacitação dos indivíduos e das empresas acerca da economia, dos preços de mercado e da ética nas empresas. Vêem-se como esses fatores afetam direta e indiretamente toda a população. Com essa interferência, é essencial saber e entender acerca desses acontecimentos econômicos, sobre a gestão empresarial, ligada aos métodos quantitativos e como atuar com uma gestão ética, analisando também impactos econômicos nas decisões dos indivíduos e empresas. Esses conhecimentos ajudam na experiência do administrador e tornam-se importantes ferramentas na gestão de empresas.
2 INFLAÇÃO
Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, com o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é chamado de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é desejada, pois pode estar denunciando a ocorrência de um momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, o que significa alto desemprego e crise.
Os processos inflacionários podem ser classificados, segundo algumas características como:
2.1 INFLAÇÃO DE CUSTOS
Ocorre quando o nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos

Relacionados