Portifolio 000111

4830 palavras 20 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

Luciana Barbosa dos Santos – Ru 334456

PORTFÓLIO DA UTA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ITAPEVI
2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER Luciana Barbosa Dos Santos RU 334456

EAD NO BRASIL

Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Educação à Distância no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutor Local: Marli Costa
Centro Associado: Itapevi

ITAPEVI
2012

Uma das aplicações mais empolgantes das redes de computadores, como a Internet, é seu uso em educação á distancia (EAD). Tradicionalmente, a EAD se fazia primeiro por cursos de correspondência usando os correios para comunicação. Depois veio a TV, que possibilita ministrar aulas para os alunos, até com o uso de recursos mais sofisticados de comunicação do que em sala de aula. Entretanto, as aulas pela TV não são interativas, e qualquer comunicação no sentido inverso , do aluno ao professor, precisa usar outro canal de comunicação bem menos rápido do que a TV.
A organização da EAD é hoje muito variada. Algumas instituições procuram desenvolver seus próprios programas isoladamente. No Brasil a experiência tecnologicamente mais rica tem sido do IMPA- Instituto de Matemática Pura e Aplicada, tradicional instituição do Rio de Janeiro ligada ao ministério de Ciências e tecnologia (MCT)

A televisão foi um marco da EAD nos anos 80 no Brasil, especialmente com os telecursos de primeiro e de segundo graus, que foram transmitidos em mais de 40 emissoras e que continuam atuando até hoje com grande aceitação.
Em 1996, surgiu o telecurso 2000, um programa educacional à distância dirigido a jovens e adultos que pretendiam cursar o ensino fundamental e médio.
O curso consistia em aulas com duração de mais ou menos 15 minutos, com explicações teóricas e práticas, as aulas eram interpretadas por atores

Relacionados