Portif Lio Nata O

290 palavras 2 páginas
Gustavo Barbosa Vianna
1165356

Natação e Atividades Aquáticas

Trabalho apresentado à disciplina de Natação e Atividades Aquáticas do Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado do Centro Universitário Claretiano.
Prof. Silas Chinarelli Teixeira

São José dos Campos
2015

1) De que maneira os benefícios cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico) e recreativo, relacionado à saúde e obtidos com a natação, podem auxiliar na formação do homem?
No aspecto cognitivo, podemos apontar o desenvolvimento do entendimento, da memória, da análise e decisão.
No contexto psicomotor, percebe-se o controle do próprio corpo juntamente com o desenvolvimento da percepção. Partindo desse pressuposto, as atividades aquáticas auxiliam muito, sendo de grande importância, por exemplo, no controle da respiração.
No aspecto social e afetivo auxilia na melhora das relações interpessoais, visando a interação e o contato com outras pessoas, evitando qualquer tipo de preconceito e contribuindo na construção da personalidade.
Nos aspectos psicossociais, a natação ajuda na melhora da autoestima e da socialização, além disso, diminui o estresse e a insônia.
Quanto ao aspecto físico motor, pode-se observar o desenvolvimento da força muscular, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade, além de adquirir algumas habilidades motoras.
Nos aspectos fisiológicos, a prática de atividades aquáticas possuem um alto gasto calórico, diminuindo a gordura corporal, auxiliando também na melhora da densidade óssea e da pressão arterial.
No contexto recreativo trabalha a criatividade.
Já em relação a saúde, auxilia no tratamento de vários problemas respiratórios, como por exemplo a bronquite, a asma, entre outras. Cabe ao professor trabalhar a importância destas atividades no desenvolvimento e manutenção do corpo.

Referências:
BORGES, A. F. Natação. Batatais: Claretiano, 2014. Unidades 1 e 2

Relacionados

  • Portif lio Nata o ciclo 3
    501 palavras | 3 páginas