Portif Lio Fisiologia

5937 palavras 24 páginas
SUMÁRIO

introdução 4 hormônio do crescimento ou gh 5 hormônio ADH ou antidiurético 7 hormônio PROLACTINA 9 hormônio OCITOCINA 10 hormônios TRH, TSH, T3 e T4 11 hormônios Calcitinia, paratormônio e vitamina d 13 hormônios insulina e glucagon 15 hormônios Cortisol e aldosterona 18 hormônios estrogênio e testosterona 21
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

introdução

Este portfólio traz informações sobre diversos tipos de hormônios, estão entre eles: Hormônio do crescimento, antidiurético, prolactina, ocitocina, TRH, calcitonina, insulina entre outros. Para cada hormônio apresentado terão as seguintes informações: Classificação, local de produção, principais ações e mecanismo de ação, controle da secreção e qual a relação do hormônio com o curso de enfermagem, este portfólio será parte integrada de avaliação para a disciplina de Fisiologia Humana. Em 1902, Bayliss e Starling verificaram que, em resposta à introdução de substâncias ácidas, a mucosa do duodeno e do jejuno liberava um mensageiro químico. Este mensageiro químico – que chamaram secretina– estimulava a secreção do pâncreas, ao qual chegava por via sangüínea, já que a preparação que usaram estava desnervada. Em 1904, Bayliss e Starling usaram, pela primeira vez, a palavra hormônio e assim a definiram:

“Hormônio é qualquer substância normalmente produzida em células de alguma parte do corpo e que é carreada pela corrente sangüínea para partes distantes, as quais afeta para beneficiar o organismo como um todo.”

A definição de Bayliss e Starling ainda é válida, mas tem sido periodicamente atualizada e qualificada. Assim, hoje é aceita a seguinte definição de hormônio: Hormônio é uma substância:

• secretada diretamente para o sangue, por células especializadas (que podem ou não estar organizadas em órgãos), em resposta a estímulos específicos (neurais ou

Relacionados

  • Portif lio Ciclo 2 Fisiologia
    3940 palavras | 16 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas