Portif lio estagio supervisionado

4563 palavras 19 páginas
1. Atenção Básica

A moderna concepção de atenção primária a saúde surgiu no Reino Unido, em 1920, no relatório Dawson, que preconizou a organização do sistema de saúde em três níveis: Primário, secundário e terciário.
Essa proposta constituiu a base da regionalização dos serviços de saúde e de seus sistemas organizados em bases populacionais, influenciando as organizações dos sistemas em vários países do mundo.
Em 1978 na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reafirmou-se que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade; é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor saúde.
Em 1979, a Assembléia Mundial da Saúde instou todos os países membros a definir e por em prática estratégias nacionais, regionais e globais para alcançar a meta de “Saúde para Todos no ano de 2000” (SPT2000). Em 1980, o Conselho Diretivo da Organização Pan-Americana da Saúde aprovou para as Américas, as estratégias para alcançar a SPT2000.
Em 1986, ocorreu a Carta de Ottawa, que foi a Primeira Conferência Internacional sobre promoção da saúde, esse documento reforça o ideal de se atingir Saúde para Todos no ano de 2000. As discussões foram baseadas nos progressos alcançados com a Declaração de Alma-Ata para os Cuidados Primários em Saúde, com o documento da OMS sobre Saúde para todos, assim como com o debate ocorrido na Assembléia Mundial da Saúde sobre as ações intersetoriais necessárias para o setor.
No Brasil, o nascimento da Saúde Pública se deu através da proposta da reforma sanitária e do SUS, através da nova constituição brasileira de 1988, que institui saúde como direito de todos os cidadãos e dever do estado.
Como estratégia de organizar o SUS, o MS criou o Pacto Pela Saúde (2006), que tem como subdivisões o Pacto

Relacionados