PORTIF LIO 3 Semestre Cristina Rancan

976 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 COMO SE ENFRENTA A QUESTÃO SOCIAL HOJE 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERENCIAS.........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO
Para essa questão importante serão destacados e organizados aspectos e relações entre o Estado e a Sociedade; o poder do Capital e a Participação Social que vai a busca dos direitos sociais do cidadão e das comunidades organizadas onde vivem, onde moram, onde trabalham; tudo isso para entender, apropriar-se do que é a “questão social”, e também de como o Assistente Social vai executar seu trabalho frente a isso.

2 COMO SE ENFRENTA A QUESTÃO SOCIAL HOJE?
Nas relações Estado x Sociedade, a autora Janaína Lopes do Nascimento Duarte cita:
“Sobre esta relação, destacamos a transferência de responsabilidade no enfrentamento das expressões da questão social para o mercado de trabalho e o chamado terceiro setor em detrimento do Estado, acarretando um processo de profundas modificações nas respostas ás sequelas sociais, estas últimas oriundas da desigualdade histórica entre as classes”.

Há a “dificuldade” de acesso ás políticas públicas e sociais e a diminuição da prestação de serviços públicos e sociais em quantidade e qualidade e variabilidade (leitos psiquiátricos, internação para dependentes químicos). Isso compromete o direito garantido pela Constituição, pela democracia e pelo Estado de direito universal de igualdade de acesso. Como o Estado se preocupa mais com o desenvolvimento econômico, parece que ele está “de costas” para o social ou pior, acha que o desenvolvimento econômico vai resolver todas as “questões sociais”... O crescimento econômico não reparte, não condiz com o lento avanço da “questão social” até parece que são realidades muito diferentes e que não

Relacionados