Portifólio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

PORTFÓLIO

2008

PORTFÓLIO

Portfólio apresentado como instrumento de avaliação da UTA – Fundamentos da Educação no curso de Pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

FORMOSA-GO
2008Agradecemos a Deus por todas as bênçãos e o privilégio concedido de dia-a-dia podermos aprender mais e alcançarmos o objetivo de sermos pedagogas, ensinando e conscientizando cada aluno em especial. Agradecemos também as nossas famílias que sempre nos apoiaram em todas as dificuldades.

“Renunciemos agora ao artificio que nos fez considerarcomo um sistema fechado o individuo, assim como suas relações com o meio fisico, e perguntemos o que serão as relações de ordem intelectual com os outros individuos.”
(Jean Piaget)
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................................5

1. As perspectivasconstrutivista e histórico-cultural na educação ..........................6

2. Fundamentos sócioantropológicos da educação .................................................7

3. Fundamentos históricos e filosóficos da educação brasileira ..............................8

4. Pesquisa e prática profissional: relação escola comunidade .........................9-10

CONCLUSÃO........................................................................................................11

REFERÊNCIAS .....................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Os Fundamentos Sociantropológicos analisam as principais teorias que sustentam o pensamento antropológico e a sua aplicação para a compreensão da realidade, do processoensino-aprendizagem e do ambiente escolar, assim como o papel das instituições e dos movimentos sociais na construção da sociedade. Através desse fundamento compreenderemos a escola como instituição social.

Os Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira tem como objetivo principal analisar a influência da história e da filosofia que contribuíram para a compreensão da Educação no Brasil,tendo diferentes correntes filosóficas e pedagógicas.

A Pesquisa e Prática Profissional enfoca os aspectos principais da relação entre a escola e os integrantes da comunidade escolar, sendo que a educação se constitui como prática social, em constante mudança.

As Perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar tem como objetivo desenvolver o conhecimento definido peloplanejamento de práticas educativas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo vários elementos de conhecimento e instigando o aluno a desenvolver um raciocínio independente.

As atividades do Portfólio objetivam a uma análise teórica dos livros apresentados e sua importância na prática pedagógica. Tem como objetivo principal apresentar atividades desempenhadas atravésdesses livros, e, sintetizar partes importantes para o nosso aprendizado. Cada atividade tem um tema independente e ao mesmo tempo integrado um ao outro e isso favorece a prática educacional.

Através da teoria apresentada nesses livros acima citados, poderemos desenvolver práticas eficientes de ensino-aprendizagem.

1. As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação

Faça umapesquisa que aponte as diferentes possibilidades do professor trabalhar em pequenos grupos na sala de aula.

O professor precisa montar os grupos de acordo com a proximidade nas hipóteses. Por exemplo: se vai dar uma atividade de escrita, coloca os silábicos com valor sonoro na vogal junto com os silábicos com valor sonoro na consoante. As trocas de saberes e a mediação do professor...
tracking img