Portifólio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Devido às constantes mudanças e transformações, devemos estudar e aplicar as teorias da administração dentro das organizações, pois através delas poderemos propor soluções e alternativas diante das constantes transformações da globalização.






Teoria da Administração
• Descrever por que é importante estudar teorias a administração, quais contribuições elas podem darpara as organizações.
• Citar ao menos duas teorias da administração consideradas atuais e descrever para cada: seus princípios, seus principais autores, a abordagem que as influenciaram, seus principais aspectos e características, por que vocês as consideram as mais atuais.

A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Para melhor aproveitaro estudo da administração, deve-se pensar em situações práticas em que haja pessoas utilizando recursos para produzir bens e serviços necessários para manter a movimentação das pessoas e da sociedade.
Devido às constantes mudanças e transformações, devemos estudar e aplicar as teorias da administração dentro das organizações, pois através delas poderemos propor soluções e alternativas diantedas constantes transformações da globalização.
As idéias filosóficas foram capazes de proporcionar grandes mudanças para a administração, como também as teorias que foram produzidas das experiências práticas das organizações. A teoria geral da administração é o conjunto dessas, que são designadas por meio de diferentes termos.
Temos varias teorias dentro da administração, porém temosduas as quais se completam e são bases ate os dias de hoje.
A teoria científica por Frederick W. Taylor, um engenheiro norte-americano que a desenvolver nos Estados Unidos que tem como principal objetivo, assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. Nasceu de baixo para cima baseada nos processos administrativos onde focamos produtividadee eficiência operacional, como exemplo temos o Homo Economicus (homem individualista) movido por recompensas financeiras.
Já na teoria clássica, por Henri Fayol, desenvolvida na França com os princípios de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, baseada de cima para baixo visando à estrutura da organização, departamentalização. Criando a necessidade de dividir em a organização emsetores.

As organizações são criadas para produzir algo: produtos ou serviços.
Para tanto, utilizam energia humana e não-humana para transformar
matérias-primas em produtos ou serviços. Embora possuam coisas
inanimadas, como edifícios, máquinas e equipamentos, instalações,
mesas, arquivos etc., as organizações são, afinal de contas, constituídas
por pessoas. As organizações podem somentefuncionar quando as
pessoas estão em seus postos de trabalho e desempenham
adequadamente os papéis para os quais foram selecionadas, admitidas e
preparadas. (CHIAVENATO, 2009, p. 7).






Relações Interpessoais
• Explicar a importância da comunicação e sua influência no ambiente organizacional, descrevendo como ocorre o processo de comunicação.
• Abordar as relações doindivíduo com o ambiente organizacional e a importância do trabalho em equipe.
• Evidenciar a importância do relacionamento interpessoal como forma de gerir conflitos no trabalho.


Comunicação é a troca de informações, idéias e sentimentos. São processos que mantém as pessoas em contato permanente e em quaisquer circunstâncias, proporcionando a interação. Apenas acontece quando doisindivíduos ou mais tem um mesmo interesse.
É necessário ouvir e responder com empatia e para que possamos entender melhor a comunicação e por diversas vezes nos colocar no lugar do outro.
A comunicação é de suma importância dentro do ambiente organizacional, pois através dela podemos integrar todas as unidades de trabalho, fazendo com que elas funcionem como um conjunto.
Para que haja uma...
tracking img