Portifólio fundamentos filosóficos da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
 
      ESCREVA UM TEXTO DE PELO MENOS 20 LINHAS, RESPONDENDO ÀS SEGUINTES PERGUNTAS: VOCÊ ENTREGARIA SEU FILHO RECÉM-NASCIDO AOSCUIDADOS DE ROUSSEAU? POR QUÊ?
 
De acordo com os ideias naturalistas de Rousseau, ele propõe uma educação mais em sintonia com a natureza, para que a partir disso, acriança possa desenvolver ao máximo suas potencialidades sem comprometer a retidão de seu caráter e a pureza de sua alma.
Tem uma “certa” beleza dentro de tudo isso ,masRosseau, era um sonhador, vivia uma utopia.
Avaliando, conseguimos tirar pontos interessantes de seus pensamentos, mas que não são ideais e muito menos reais.
Mascomo deixar uma criança em total isolamento? Não tendo contato com a sociedade? Excluir quaisquer contato com o mundo ?
Dessa forma, não entregaria meus filhos para seremeducados por ele, pois quando fossem obrigatoriamente ter contato com a sociedade, não saberiam de forma nenhuma se colocar, se comportar, e muito menos lhe dar comdiversas situações comuns em nosso dia- a- dia, enfim, encontrariam grandes dificuldades de se integrar com a sociedade.
Devemos sim, educar as nossas crianças para asociedade, é na sociedade civilizada que vão crescer, se tornarão adultos e terão que enfrentar tudo que surgir, e mesmo assim, sendo criados para o “mundo”, já seria difícil.Imagine se vivessem dentro de um contexto naturalista? Sofreriam ainda mais.
Como disse Rousseau, o seu propósito não era apresentar um roteiro prático para educar nossofilhos e sim, uma forma de instigar a nossa imaginação , e de qualquer forma, depois de ler seus fundamentos, não deixamos de pensar e refletir, tentando sempre acertar.
tracking img