Portifólio de gestão ambiental

Páginas: 8 (1786 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
[pic]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um assunto de enorme importância para a sociedade nos dias atuais: a problemática poluição dos corpos hídricos. Está relacionada a várias áreas da ciência, especificamente saúde pública, meio ambiente, economia, ecologia, educação, etc., Portanto é um tema interdisciplinar.
Os rios são fontes de vida, são de sumaimportância para a cidade desde a antiguidade suas águas são usadas para diversos fins, consumo direto, transporte de cargas, esportes, lazer e geração de energia. Com o crescimento populacional, desenvolvimento econômico, poluição, variações climáticas e atividades humanas como desflorestamento, construção de barragens, tudo isso exerce pressão nos corpos hídricos que devem ser preservados, poissão finitos.
Em vista dos argumentos apresentados, este trabalho visa trazer propostas para despoluir um corpo hídrico. Tem como tema Projeto de recuperação e despoluição do Rio do Lucas, que localizado na cidade de Serro município brasileiro do Estado de Minas Gerais, situada no Sudeste de Minas, na região central da Serra do Espinhaço. Cidade de pequeno porte com população de20.862 habitantes, dos residem na cidade 15.415 e na zona rural 5.447 habitantes.
O Rio do Lucas é um dos afluentes do Rio Jequitinhonha, encontra-se poluído e maltratado pela contaminação por esgoto doméstico e lixos e detritos humanos lançados in natura, com suas margens sem a presença de matar ciliar, com presença de assoreamento. Problemas estes originados pela poluição econtaminação por poluentes e esgotos. A população também tem sua parcela de culpa na poluição do Rio do Lucas jogando papéis, pontas de cigarros, plásticos, resíduos no chão, dejetos químicos e com a mineração sem controle, fazendo com que a poluição aumente ainda mais.

REFERENCIALTEÓRICO

➢ http://www.fateczl.edu.br/TCC/2009-2/tcc-153.pdf
➢http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

Segundo o site rededasaguas (2009). Um rio é um ser vivo um ser dotado de energia, de movimento e de transformações.
Um rio são correntes volumosas de água que se deslocam na superfície terrestre, por meio de canais permanentes e com rumo definido, sempre das áreas mais elevadas para as menos elevadas. Seu destino final pode ser o oceano, num outro rio, ouaté mesmo um lago.
As distribuições dos cursos d’água pela superfície de um lugar se faz sempre de acordo com uma determinada hierarquia, em que os filetes de águas das áreas mais elevadas vão se unindo a outros, recebendo mais alguns e levando um volume cada vez maior de água até num outro curso d’água localizado em altitude menor e de porte médio.

Segundo aDeclaração Universal dos Direitos da Água:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

SARAIVA, (1999). Os cursos d’água que formam a bacia hidrográfica são essenciais à manutenção da vida e às distintas atividades humanas que ali seprocessam. As virtudes e os defeitos dos cursos d’água são, nada mais, que os reflexos das ações antrópicas diretas ou indiretas que ocorrem sobre a Bacia Hidrográfica.

(FERREIRA. 2008. pg 103). A água é um liquido incolor, inodoro, insípido essencial á vida, a parte líquida do globo terrestre, chuva, pode ser encontrada como água doce 9 que contém baixo teor de sais), água mineral (que tem apreciável quantidade de sais minerais), água salgada ( contém alto teor de sais).
JUSTIFICATIVA

Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifólio de matemática gestão ambiental
  • portifolio ead unifran gestão ambiental
  • Portifólio em grupo do 4º periodo de gestão ambiental-unopar
  • Portifólio 01 Vania Haddad GESTÃO AMBIENTAL 1
  • Gestão de portifólio
  • Gestão de portifolio
  • Os indicadores ambientais na gestão ambiental
  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!