Portico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No mercado brasileiro da construção em aço, há uma predominância de estruturas de um único pavimento, destinadas ao uso comercial e industrial. Dentro desse importante segmento os galpões lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, tais como pequenas fábricas, depósitos, lojas, academias,ginásios cobertos, garagens, entre outros.

Esses galpões podem ser de madeira, estrutura metálica (dividindo-se em estrutura metálica e estrutura em pórticos) ou ainda em pré-moldado de concreto.

Nos últimos anos a utilização de Galpões de madeira vem se tornando rara, porém em alguns casos ainda se utiliza esse tipo de construção, tendo maior freqüência na área rural. Estes se destinam ao abrigodo brete, tronco de contenção e apartadouro. Deve ser do tipo aberto em duas águas, com cobertura de chapas onduladas de cimento-amianto, telhas cerâmicas, chapas de alumínio ou outro material. Os Galpões de madeira são de fácil manutenção.

Com a introdução no mercado brasileiro dos perfis laminados de abas paralelas tipo W os galpões em pórticos (Basicamente na área da construção civil noramo de estruturas metálicas, chamamos de pórtico um conjunto de colunas verticais, que sustentam vigas nas horizontais) ampliaram sua competitividade com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.

Tipos de galpões em pórticos:

Existem dois tipos básicos de galpões em pórticos, definidos em função do tipo de estrutura transversal portante:

· Pórticos de alma cheia: utilizam os perfismaiores laminados ou soldados como elementos principais da estrutura;

• Pórticos treliçados: empregam perfis menores formando reticulados em treliça para compor os elementos principais da estrutura;

Obs: O tipo da estrutura transversal (alma cheia, treliçado, entre outras) associado à distância entre elas (espaçamento entre pórticos), define o conjunto portante do galpão, que deve ser ajustadopara obter, não a estrutura de menor peso, mas a estrutura que melhor atende as condições específicas da obra em análise.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://w.foxitsoftware.com For evaluation only.

Além da classificação em relação à estrutura transversal portante os galpões classificam-se ainda em galpões com ponte rolante e galpões sem ponte rolante. Vejamos algunstipos de Galpões e pórticos com suas aplicações:

1. Galpões sem ponte rolante

Os galpões sem ponte rolante são os mais simples e rápidos, normalmente empregados desde pequenas coberturas para instalações comerciais até ginásios poliesportivos de grandes vãos. A carga predominante é o vento, porque, normalmente, são utilizadas telhas metálicas de pouco peso e exigem poucas instalações. Astipologias e suas variações são as mais utilizadas para pórticos com perfis laminados

1.1 PÓRTICO SIMPLES DE ALMA CHEIA.

Tipo duas águas, estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 10m a 45m e altura de 4m a 12m. O grau da inclinação da cobertura (caimento da água) fica entre 5 e 20 % do tamanho do vão livre e espaçamento entre os pórticos entre 6m e 12m. Asconcepções de alma cheia são as mais limpas, com menor número de elementos, têm a fabricação facilitada, sua montagem é mais rápida, a manutenção é mais simples, mas consomem mais aço.

Como consomem muito menos serviços para a sua execução, os custos finais são competitivos e são indicadas para os galpões pequenos e médios.

1.2 PÓRTICO SIMPLES COM VIGAS TIPO TRELIÇADAS

A mesma estrutura do pórticosimples de alma cheia, pórem neste caso temos vigas treliçadas que garantem maior capacidade de forças aplicadas sobre a

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://w.foxitsoftware.com For evaluation only.

mesma. Como os perfis podem aumentar a altura em aproximadamente 50%, sem aumentar a massa linear, consegue-se vencer vãos maiores, de até 60m.

1.3 PÓRTICO COM COLUNA...
tracking img