Portguesssssssssss 2

1843 palavras 8 páginas
João

João Teixeira
Nº20
3AGD

Vida e Obra de Sttau Monteiro
Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro nasceu no dia 03/04/1926 em Lisboa e faleceu no dia 23/07/1993 na mesma cidade. Partiu para Londres com dez anos de idade, acompanhando o pai que exercia as funções de embaixador de Portugal.
Regressa a Portugal em 1943, no momento em que o pai é demitido do cargo por Salazar. Licenciou-se em Direito em Lisboa, exercendo a advocacia por pouco tempo. Parte novamente para Londres, tornando-se condutor de Fórmula 2.
Regressa a Portugal e colabora em várias publicações, destacando-se a revista Almanaque e o suplemento “A Mosca” do Diário de Lisboa, e cria a secção Guidinha do mesmo jornal.
Em 1961, publicou a peça de teatro Felizmente Há Luar, distinguida com o Grande Prémio de Teatro, tendo sido proibida pela censura a sua representação. Foi preso em 1967 pela Pide após a publicação das peças de teatro A Guerra Santa e A Estátua, sátiras que criticavam a ditadura e a guerra colonial.
Obras Mais Marcantes de Sttau Monteiro
Felizmente Há luar
Um Homem não Chora
Guerra Santa
A Estátua

O Teatro Épico
O conceito de Teatro Épico diz respeito a um teatro didáctico que procura uma distanciação entre personagem e espectador para que este seja capaz de reflectir e apreender a lição social proposta. Este conceito é apontado, por volta de 1926, pelo poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, que opõe ao teatro clássico e tradicional um teatro narrativo que em vez de suscitar emoções e sentimentos desperta uma atitude crítica.
O teatro épico, proposto por Brecht, contrapõe-se à tragédia clássica para melhor conseguir o efeito social. Enquanto o teatro clássico conduz o público à ilusão e à emoção, levando-o a confundir o que é a arte coma vida real, no teatro épico a “distanciação” deve permitir o envolvimento do espectador no julgamento da sociedade.
De acordo com Brecht, o teatro épico é um drama narrativo que nos oferece uma análise crítica da

Relacionados