PORTFÓLIO DEHISTORIA DA EDUCAÇÃO

730 palavras 3 páginas
PORTFÓLIO DEHISTORIA DA EDUCAÇÃO TUTORA: Katiucia e Silva
Curso: Pedagogia
Nome do Aluno: Thalita Regina F. De Pinho Guimarães
Código:1253568 Data:23/09/2013
Com a crise de 1930o Brasil passa a viver uma nova realidade passou a exigir uma mão de obra especializada e para isso era preciso investir na educação. Assim em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública,em 1931 o governo provisório sancionou decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes.
Já em 1932 um grupo de educadores lança á nação o manifesto dos pioneiros da educação nova, regido por Fernando de Azevedo e apoiada por outros educadores da época.
Em 1934 a nova Constituição pela primeira vez dispõe que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos. O ensino primário torna obrigatório e gratuito e o religioso torna-se facultativo.Por iniciativa do governador Armando Salles Oliveira, foi criada a Universidade de São Paulo segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931.
Em 1935, Anísio Teixeira então secretário da Educação do distrito Federal cria um a faculdade na qual se situava o Instituto de Educação. Com a nova constituição a orientação político- educacional para o mundo capitalista sugere a preparação de um numero maior de mão de obra para as novas atividades abertas no mercado. Neste sentido a nova Constituição enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional.Por outro lado se propõe que a arte e a ciência sejam livres a iniciativa individual, tirando do estado o dever da educação, mas mantendo a gratuidade no ensino primário.
1937 é marcado pela distinção dos trabalhos intelectuais para as classes mas favorecidas, e o trabalho manual pra a classe mais desfavorecidas enfatizando o ensino profissionalizantes. Ainda assim é criada a União Nacional dos Estudantes - UNE e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos -INEP.
Em 1942

Relacionados