Portforio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vestibular1 – A melhor ajuda ao aluno vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br
RESUMO DE GEOGRAFIA PARTE I I Unidade - O ESPAÇO GEOGRÁFICO 1. A Organização do Espaço Geográfico 1.1.- O HOMEM É O PRINCIPAL ORGANIZADOR DO ESPAÇO GEOGRÁFICO A) Conceito - O espaço geográfico é o produto da ação do homem sobre a natureza, conforme a sua evolução histórico-tecnológica e os seuscostumes (cultura). A ação do homem é representada pelo trabalho, atividade física ou mental pela qual os grupos humanos retiram da natureza (ou meio ecológico) os recursos para satisfazer suas necessidades básicas. B) Componentes do Espaço Geográfico : o homem (suas instituições, criações materiais e espirituais) e o meio físico ou ecológico. a) O homem - ao longo do tempo criou as instituiçõessociais reguladoras de sua ação coletiva (Família, Igreja, Estado, Empresa,Escola). Essas instituições constituem o arcabouço da infra e supraestrutura (componentes materiais e espirituais da sociedade) em que vivem os grupos humanos, condicionando os espaços da produção (agrícola e industrial) , da circulação e consumo (transportes, comércio e serviços em geral) e o das idéias (mídia ou meios decomunicação induzindo o consumidor para comprar, estimulando mais a produção, a circulação e o consumo de mercadorias). b) O meio ecológico- e representado pelo relevo, hidrografia, climas, vegetação, solos.
· · · ·

O relevo condiciona a ocupação humana das terras - ela é mais fácil em planaltos e planícies. A hidrografia, isto é, os rios facilitam ou não os transportes, a irrigação, oaproveitamento hidrelétrico. Os climas influem no ciclo vital e sazonalidade das plantas), A vegetação, ou seja, as formações florestais, arbustivas e herbáceas condicionam o extrativismo de madeiras, os campos para a criação de gado. Os solos, cuja fertilidade natural diminui os custos de produção agrícola, enquanto sua fertilidade diferencial depende da tecnologia aplicada a ele e de sua distância aomercado).

Estes elementos físicos são interdependentes e influem no trabalho humano. A GEOGRAFIA, como ciência, estuda a distribuição de fenômenos físicos (relevo, hidrografia, clima, vegetação, solos), biológicos e humanos sobre a superfície terrestre, suas causas e interação.

Vestibular1 – A melhor ajuda ao aluno vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br
B) O MundoAtual é cada vez menor pela globalização A ação do homem é cada vez mais globalizada e multipolar, em virtude da ação das transnacionais (com sua tecnologia), dos bancos internacionais (seus empréstimos subjugam os países devedores, ou seja, os subdesenvolvidos com a dívida externa) e dos fundos de pensão e de investimentos (que aplicam seus capitais em bolsas de valores e de mercadorias, em títulos emercados de câmbio, objetivando lucros de sua especulação com estes papéis). Esta globalização ocorreu mais com o uso dos novos recursos propiciados pela Revolução tecnocientífica, especialmente a partir da década de 70. Os meios de ação destes agentes da globalização se fazem sentir, pois, pela dívida externa, pela nova divisão internacional de trabalho, pela Revolução tecnocientífica e pelocapital especulativo.
·

· ·

Dívida externa - os países periféricos estão cada vez mais pobres, pois são dependentes economicamente ao contrair empréstimos,ora para cobrir déficits em sua balança comercial, ora para projetos desenvolvimentistas e hoje exportam juros, além de produtos primários. A divisão internacional de trabalho ou DIT se manifesta pelas relações econômicas entre os países,através do comércio exterior ou transações correntes das balanças comercial (exportação e importação material de mercadorias) e de pagamentos - saída e entrada de seguros, fretes, patentes ou "royalties, lucros, juros). A ciência e tecnologia (de que os países centrais praticamente tem o controle absoluto) são como que tentáculos do processo de dominação cultural e econômica das transnacionais e...
tracking img