Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Este portfolio tem como finalidade por meio do estudo do guia Língua Brasileira de sinais-libra fazer uma reflexão sobre a importância da linguística de libras no meio educacional, posso aqui fazer uma abordagem sobre sua origem e de tudo que ocorre ao seu redor, portanto evidenciar a importância das libras para o desenvolvimento do surdo partindo da constatação de que a línguanatural dos surdos è a língua de sinais.

O presente trabalho propõe um estudo sobre a Língua Brasileira de Sinais, entendendo desde seu surgimento aqui no Brasil até dias atuais. Outro fator importante que será mencionado neste trabalho é fato de libras se tornarem uma disciplina obrigatória. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) constitui como uma das mais importantes linguagens parapossibilitar o estabelecimento de comunicação entre os indivíduos com deficiência auditiva como também destes com os ouvintes, estabelecendo relações sociais que os integram. Na sociedade ouvinte a libras representa uma forma natural de linguagem emergida da necessidade de comunicação social. Além de ter o papel de compreensão da língua a ela representa a expressão cultural. Para começar essa analise sobretal disciplina obtive por meio da leitura que a linguagem de sinais teve um inicio, ou seja, uma longa historia, pois naqueles tempos os surdos eram considerados seres não educados, pois ninguém tinha formação suficiente para ensina-los, e aos poucos foi dando inicio a influência de novas manifestações sobre a educação dos surdos. A primeira língua utilizada pelos surdos deve ser a língua desinais, pois ela servirá de base para a aquisição da segunda língua.  Assim, a língua do país de origem do surdo deve ser, na verdade, sua segunda língua, no caso do Brasil, está falando do Português. Alguns estudos recentes evidenciam que as crianças surdas aprendem melhor quando são usuárias da língua de sinais. Constatou-se também que os surdos filhos de pais surdos têm melhores desempenhos escolarese são mais equilibrados mental e emocionalmente que os surdos filhos de pais ouvintes. Por esse motivo acredito que é necessário que exista uma formação adequada para o professor trabalhar com os surdos. Além disso, as escolas precisam se adequar a eles, e não eles se adaptarem a elas. A língua de sinais é basicamente produzida com as mãos,  sendo auxiliada pelos movimentos do corpo e da face,que desempenham diferentes funções. Assim, nos faz pensar sobre um ambiente inclusivo que seja desenvolvido para conceder as condições necessárias para integrar todos entre todos, como um ambiente escolar que repense seu próprio modelo pedagógico.
Há uma contradição em relação, pois muitos profissionais que trabalham com a filosofia oralista acreditam que a língua de sinais é prejudicial àaquisição da língua oral. No processo educacional, tem-se o decreto n° 6.626, de 22 de dezembro de 2005, que estabelece LIBRAS como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação dos professores. A importância deste decreto está no número de pessoas que desconhecem ou não se consideram com habilidades adequadas para o uso desta língua. O resultado disso é a precariedade no nosso sistema deensino inclusivo, tendo em vista que muitas vezes o aluno surdo deixa de aprender num sistema regular por falta de profissional capacitado. Isso faz com que ele se limite mais a um grupo minoritário. É de suma importância ver a LIBRAS não apenas como forma de comunicação entre os surdos, mas como forma de integração entre todos num ambiente social. Essas discussões relacionadas a controversas queafirmam ser a LIBRAS uma implicação à oralização servem para entender o quão é possível aprofundar o estudo em se tratando de entender melhor sobre esse método de comunicação e expressão tão importante quanta outra forma de linguagem. Conhecer a história da educação de surdos é um pressuposto para procurar romper
com as desigualdades construídas ao longo de séculos de história e formularmos...
tracking img