PORTFOLIO A Educação dos surdos no Brasil

945 palavras 4 páginas
Introdução:

A presente pesquisa tem como objetivo sistematizar idéias e refletir sobre a temática "A Realidade dos surdos no Brasil hoje" num âmbito geral de educação, e das questões sociais apresentando algumas conceptualizações históricas, relacionadas à educação e a inclusão de pessoas surdas na atualidade. Para tanto, foram analisados os seguintes artigos:

*A EDUCAÇÃO DOS SURDOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA

* A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO MUNDO

Com o intuito de compreender sobre educação e a inclusão de surdos. Pois há uma grande necessidade de aprofundar o conhecimento desta temática no que se refere à surdez , a educação dos surdos, e as questões sociais.

Um pouco da História dos Surdos :

No passado os surdos eram considerados incapazes de serem ensinados, por isso, não frequentavam escolas. Eram excluídos da sociedade, privados de seus direitos básicos (como casar, herdar bens), ficando com a própria sobrevivência comprometida.
Já no final do século XV, surge o italiano Giralamo Cardamo que utilizava sinais e linguagem escrita; após surge também um monge espanhol que utilizava sinais, treinamento da voz e leitura dos lábios.

A partir de então, surgiram outros professores que se dedicaram à educação de surdos, tais como: Samuel Heinicke, Abbé Charles Michel de I'Epée, Ivan Pablo Bonet
Quanto a educação, estes professores se divergiram quanto ao método de ensinar surdos. Alguns davam preferência ao método oral puro (língua falada), outros a língua de sinais, e ainda outros ao método combinado (ensino da fala).

Porém em 1880 ocorreu em Milão o Congresso Mundial, ao qual, votaram pelo ensino para os surdos através do Método Oral Puro.
Um pouco antes, em 1857 chega ao Brasil a pedido de D. Pedro II, o professor Hernest Huet (surdo e que usava o Método Combinado), para fundar a 1ª escola especializada para surdos hoje conhecida como: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

A partir de então os surdos passaram a contar com

Relacionados