Portfolio sobre preconceito facul de biologia licenciatura

1405 palavras 6 páginas
PRECONCEITO A palavra preconceito origina-se de pré (o que vem antes) e conceito (opinião), ou seja, é a opinião formada antes de ter os conhecimentos necessários. É o ato de discriminar pessoas, costumes, tradições e opção sexual diferentes, passando a trata-los com desprezo, pena, e até raiva. É sempre uma atitude (a atitude não é inata), refere-se a avaliações e juízos essencialmente negativos sobre determinado grupo. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
O preconceito é uma ideia pobre e sem informação que a mente gera ao ver algo desconhecido, criando assim um ‘’estereótipo’’ que nem sempre é verdade, os estereótipos visam a proteção e a coesão do grupo, em detrimento dos restantes, caracterizando e generalizando.
Por exemplo; ‘’A policia matou um negro porque muitos deles são criminosos e violentos e, como tal, o branco pensou tratar-se de mais um, caracterizou-o e generalizou-o por causa de outros negros que contribuíram para a construção desse preconceito. ’’ Com ou sem intenção acabamos por discriminar os outros graças a casos particulares, categorizam-se as pessoas, muitas vezes referindo-se a apenas uma pessoa como ‘’vocês’’.
Existem vários tipos de preconceitos, entre eles:
O preconceito racial; é o tipo que se manifesta na cor da pele ou características físicas, o branco que se acha melhor do que o negro ou o negro que se sente superior ao branco. Também ocorre preconceito com indígenas, japoneses, muçulmanos e muitas outras etnias.
Esse racismo tem as mesmas “raizes” que outros preconceitos, que é a incapacidade de conviver igualmente com o diferente, existem negros, japoneses e muçulmanos trabalhando em cargos elevados na sociedade, cada pessoa tem sua capacidade independente de sua etnia.
O preconceito sexual; é discriminar alguém pela sua orientação sexual.
Homossexuais e Bissexuais são agredidos por não serem

Relacionados

  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas