PORTFOLIO Resumo Do Texto Historia

1561 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ARLÊNIO FAGUNDES BARBOSA

HISTORIOGRAFIA E CIÊNCIA

BOM JESUS DA LAPA – BA
06/2013
ARLÊNIO FAGUNDES BARBOSA

HISTORIOGRAFIA E CIÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Historia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Teoria da Historia, Historiografia, Historia Medieval, Sociologia da Educação, Antropologia, Seminário II.

Orientadores: Profº. Reinaldo, Taise, Julho, Orçana, Giane e Fabio.

Bom Jesus da Lapa-Ba
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo associar o conhecimento histórico com uma revista cientifica especializada na área, a partir da discursão sobre historiografia e cidadania. O estudo das relações “História- Cidadania” nos remete a um universo textual de diferentes gêneros de discursos, construídos a partir de lugares muito distintos, tendo em comum a referência à “cidadania” como objeto principal ou secundário. O discurso histórico é um desses gêneros, sem dúvida, mas sua presença nesse universo está muito longe de ser dominante. Se compete ao historiador levar em conta outros discursos que não o histórico, é igualmente necessário que esteja atento aos problemas resultantes das formas e dos pressupostos implícitos nas maneiras como, em geral, esses discursos se relacionam com o discurso histórico. Refiro- me aqui, principalmente, a duas dessas formas: a noção de “história” como equivalente à “empírica”, domínio do factual ou “documental”, e a assimilação, a esta noção, do próprio discurso histórico.
Evidencia-se, a partir daí, o pressuposto “positivista” que entende a “história” apenas como fonte ou base de dados empíricos a serem trabalhados pelas ciências do social. Ainda que assim seja, pois, afinal, a tarefa do historiador é mesmo historicizar, não vejo aí nenhum problema, desde que o historiador esteja atento a dois perigos, velhos conhecidos seus: a tentação teleológica e o

Relacionados