PORTFOLIO QUIMICA TEC

900 palavras 4 páginas
Fabricação de tinta
Tinta é uma composição química , pigmentada ou não, que após aplicação se converte em um revestimento, proporcionando as superfícies; acabamento, e proteção.
As tintas constituem provavelmente o produto industrial mais efetivo no nosso mundo. Por exemplo, uma tinta com espessura de 75 micros representa somente 0,8% do valor total de um carro médio ainda assim o protege da corrosão , nos dar cor e aspecto de beleza.
Componentes básicos da tinta;
Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim temos tinta acrílica, alquídicarais , epoxidicas.
Antigamente as resinas eram a base de compostos naturais, hoje são obtidas nas indústrias químicas.
Pigmento; Os pigmentos são partículas sólidas insolúveis usadas nos recobrimentos superficiais para proteção anticorrosiva, definição da coloração, impermeabilidade e melhoria das características físicas da película. Sua função não é apenas deixar a superfície colorida. As partículas sólidas na tinta refletem muitos dos raios de luz destrutivos, ajudando a duração da tinta. O dióxido de titânio (TiO2) é o pigmento branco mais utilizado na fabricação de tintas de cor branca e tons claros.
Veiculo fixo; Este é o componente responsável pela ligação das partículas de pigmentos e também pela formação da película de tinta. De maneira direta, influencia nas propriedades físico-químicas das tintas, isto é, a resistência da tinta depende do tipo de resina usado na fabricação.O tipo de resina empregado na composição da tinta é tão relevante que o nome da mesma é em função de tal. Assim, tinta alquídica é composta pela resina alquídica, a tinta acrílica pela resina acrílica, etc. Alguns exemplos de veículos fixos são: óleos vegetais, resinas alquídicas, resinas acrílicas.
Adtivos; Os aditivos são um grupo de componentes empregados em baixas concentrações 5%. Sem a presença de aditivos, algumas

Relacionados