Portfolio ppp -organização escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Susana Aparecida Gusmão Alessi
RU: 734146


PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

CURITIBA2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Susana Aparecida Gusmão Alessi
RU: 734146

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
ORGANIZAÇÃO ESCOLARRelatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional –
Organização Escolar apresentado à UTA-Organização
Escolar ,no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade
Internacional de Curitiba.
Tutor Local: ElisangelaMoreira de Oliveira Maia
Centro Associado :Curitiba

CURITIBA
2012
3

1.1 APRESENTAÇÃOEste trabalho foi realizado no Centro Estadual de Educação Básica para jovens e adultos –CEEBJA-CIC. Esta escola atende pessoas que de alguma maneira não puderam concluir seus estudos no momento oportuno ,a mesma oferece ensino fundamental e médio.
A instituição se localiza na rua Pedro Gusso , bairro Novo Mundo em Curitiba-Paraná , esta em pleno funcionamento desde ................,a escola éde atendimento público, nível socioeconômico da comunidade é desde o baixo ao médio. O número total de alunos juntando os três turnos do nível fundamental é de 297 e de nível médio 549 alunos, o número de alunos em cada turma varia bastante pois existe o modo de ensino individual onde o aluno faz o seu horário, e o coletivo onde todos participam no mesmo momento da aula que esta sendo ministrada.O número total de professores é de 139 cada um formado na disciplina em que escolheu ,sendo elas ,Filosofia, Sociologia, Química,Português, Matemática, Artes, Geografia, História, Ed.Física, Inglês, Ciências. Os turnos de atendimento é ,manhã das 7:40 as 12:00, tarde das 13:00 as 17:30 e noite das 17:50 às 22:00.
Há muito tempo a educação de jovens e adultos vem sendo tratada como umadisciplina que nos possibilita pensar em nosso próprio grupo social e nos perguntamos quais são os motivos que levaram as pessoas a continuarem ou desistirem dos estudos.
Muitas campanhas foram criadas para tentar amenizar a quantidade de analfabetos no Brasil e nos levar a compreendermos como a EJA se tornou uma modalidade de ensino e caracterizarmos a trajetória da EJA e da legislaçãoeducacional no país até chegarmos em 1996 com a criação da LBD (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional com seus conteúdos específicos referentes à educação de jovens e adultos.

4

Entrevistei algumas pessoas do contexto pesquisado e obtive respostas em algumasperguntas e outras não ,as perguntas e respostas são as seguintes:

1- Para você, qual a função da escola e o papel do pedagogo?

a) Não há apenas uma função na escola como principal, ela deve socializar seus educandos, deve estimular a busca pelo conhecimentos bem como suscitar o espírito crítica e reflexivo sobre as questões do mundo, quer seja em parâmetros locais como globais....
tracking img