PORTFOLIO DE CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR

1185 palavras 5 páginas
PORTFÓLIO DE CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR

1- Analise os conceitos de currículo presente no texto e crie seu próprio conceito de currículo e reflita sobre a relação existente entre o currículo e o contexto escolar. Para isso realize a leitura complementar presente na página 42 do livro.
R: Currículo escolar, para mim, nada mais é que a organização dos conhecimentos, por períodos e por fases de conhecimento. É o currículo que define os conteúdos a serem trabalhados, para que vão servir e para que. O contexto escolar é muito importante para a seleção dos conteúdos, primeiramente é necessário levar em consideração os aspectos socioculturais e num segundo momento analisar as condições da instituição escolar, físicas, econômicas, etc. É por isso que é de grande importância a participação de todos na discussão sobre o currículo, pois através do debate que são discutidas e concretizadas as metas do currículo, para que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizagem.
a) Em seguida faça uma comparação entre dois professores que marcaram seu processo de ensino, um positivamente e outro negativamente, analise a forma como abordaram os conteúdos e como direcionavam a prática docente.
R: Negativamente: O professor usava apenas o livro para estudos, não seguia nada além do que estava escrito no mesmo, apenas líamos e não havia debates, esclarecimentos, perguntas e respostas para as dúvidas, e além de tudo isso, o professor aplicava provas com consulta no “livro”, isso mesmo, isso era ótimo para nós estudantes, mas hoje, enquanto acadêmica, acho isso o cúmulo, um profissional desinteressado pelo seu trabalho, que não sabia a prática docente, ou achava mais cômodo ficar de bobeira passando o tempo dando esse tipo de conteúdo para seus alunos.
R: Positivamente: Uma excelente professora de português, abordava os temas de forma empolgante, que nenhum aluno queria desviar a atenção de suas aulas, que eram prazerosas. Ela aplicava o conteúdo, os alunos colocavam

Relacionados

  • O rato e o leão
    4755 palavras | 20 páginas