Portfolio 2 hotelaria hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas

.............................................................................................................



1-Que funções são atribuídas ao chefe de reservas.

O chefe de reservas é o responsável direto pele central de reservas. Eles assim como seus auxiliares deverão ter excelentes conhecimentos quanto ao s procedimentos a serem realizados, rotinas dos planos de saúde,tabelas da Associação Médica Brasileira (AMB) e classificação internacional de doenças (CID) e quanto aos contratos celebrados pelo hospital: tipos de cirurgia, tempo de permanência previsto para cada internação, coberturas, internação de véspera etc. O chefe de reservas tem o dever de efetuar o devido acompanhamento da programação cirúrgica. O controle das internações eletivas; deva terconhecimento exato da capacidade instalada do hospital em unidades de internação simples, apartamentos ou enfermarias, ou complexas, unidades de terapia intensiva e semi- intensiva; deve fazer o monitoramento das transferências internas e externas; ter informação das altas de acompanhar as internações de urgência. Assim como na hotelaria, é recomendável que a centra de reservas e a recepção – setor deinternações e altas – estejam próximas devido ao elo umbilical que as une.

2-Explique o conceito de central de reservas.
O setor atende todas as solicitações de internação, concretizando-as após levantamento detalhado das coberturas dos planos de saúde e dos procedimentos a serem realizados no hospital, explicando e esclarecendo todas as dúvidas pertinentes. A fidelidade dessa informações é fatoressencial para qualidade dos serviços prestados.

3-Cite cinco características da central de reservas- hotel e hospital.

HOTEL

As reservas são solicitadas por pessoa fisica, empresa operadora ou agência de viagem, desde que sejam oferecidas as devidas garantias.

Programação de curto, média e longo prazo.

As reservas determina os limites de despazas de cada hóspede; cobertura dediárias, refeições, chamadas telefônicasetc..

Em dias de over- booking(lotação além da capacidade instalada), podem-se recusar reservas.

Há garantia de no show na maioria das solicitações, isto é, o não comparecimento do hóspede acarretará a cobrança da primeira diária.

HOSPITAL

As reservas de internação são solicitadas pelo médico ou sua secretária.

Não há garantia de no show, aliás essetermo não existe na atividade hospitalar; o não comparecimento não acarretará cobrança alguma.

Programação de curo prazo.

As despezas de internações, a principío, podem ser previstas, porém há intercorrências e outros fatores que as alteram.

Em dias de over-booking, não se podem recusar internações de urgências- ponto de desequilibrio – que comprometem a programação



4-Na implantaçãoda central de reservas na atividade hospitalar, explique os aspectos no que diz respeito ás reservas.

Criação de departamento de reservas com estrutura racionalizada.

Contratação de pessoas bem-humoradas e objetivas para colher todos os dados da internação. Sorrir pelo telefone também é imprescindível.


Equipamentos modernos e software adequado que possa gerenciar as internaçõesprogramadas de forma clara, oferecendo relatórios estatísticos e exatos.

No ato da solicitação de internação, são imprescindíveis o levantamento das coberturas do plano do associado e a explanação clara quanto aos itens não
previstos em seu contrato; a antecipação desse esclarecimento evitará aborrecimentos e desgaste no dia da internação, momento no qual, geralmente, 0 cliente de saúde apresenta-seansioso e, às vezes, bastante nervoso, dificultando o processo de atendimento adequado.

Conhecimento de aspectos importantes relativos aos procedimentos a serem realizados. Exemplo: tipo de cirurgia, tempo de permanência na UTI após o ato
cirúrgico, critérios adotados pelo convenio (internações de véspera) etc.;

Acompanhamento da programação cirúrgica

Controle da programação das...
tracking img