Portf Lio Lucieli Marques

8094 palavras 33 páginas
Apresentação
O curso em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade têm como objetivo principal habilitar, em nível de Pós-graduação lato sensu, profissionais da área da educação para que possam aplicar os conhecimentos construídos durante o curso em seu cotidiano a fim de aperfeiçoar sua prática docente. A partir dos conceitos sobre interdisciplinaridade e transversalidade busca-se mover o educador a utilizar esta ferramenta conceitual para então desenvolver atividades que promovam o processo de ensino-aprendizagem a partir da interdisciplinaridade e transversalidade.

Eixo I: Mobilizador de Conhecimentos Fundamentais
Módulo temático: Fundamentos da Educação
Objetivos do módulo Reconhecer que as teorias, ao explicitar diferentes perspectivas acerca de como o sujeito constrói conhecimentos, anunciam também diferentes formas para embasar o processo ensino-aprendizagem; Desenvolver estudos que favoreçam a compreensão dos fundamentos epistemológicos que perpassam os processos de ensinar e de aprender.

Professores: Jerônimo Sartori e Francéli Brizzolla
Período: 26 e 27/09/2014 e 03 e 04/10/2014
Data: 26/09/2014 (Sexta-Feira)
Memórias dos temas abordados
Portfólio como instrumento de avaliação
Ensino com pesquisa
V de Gowin
Reflexões sobre os temas
Mesmo não estando presente na primeira semana da especialização, fiz as leituras recomendadas pelos professores e discorro aqui algumas de minhas reflexões sobre os temas.
Portfólio como instrumento de avaliação
O texto que utilizei como referencial teórico procura analisar os possíveis usos do portfólio na avaliação do processo de ensino-aprendizagem do educando. A meu ver, utilizar este instrumento propicia tanto ao aluno como ao professor uma avaliação orientadora, que acompanha o processo e permite ao educando fazer mudanças e adaptações ao longo do trabalho, deixando de lado a avaliação classificatória que julga apenas o resultado, sem levar em

Relacionados