Portf Lio Antropologia I A Import Ncia Dos Quatros Pilares Para A Convivencia Em Sociedade

506 palavras 3 páginas
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura
Tarefa: Ciclo de Aprendizagem 2
Nome: Wander Venerio Cardoso de Freitas
RA: 1180518
Turma: DGEF1501TGTRO
Parecer do Tutor:

A IMPORTÂNCIA DOS QUATROS PILARES PARA A
CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE
No neoliberalismo as necessidades sociais não têm a menor relevância, apenas os lucros individuais, o crescimento constante da economia que pertencente a uma minoria e a sociedade do conhecimento, etc, apenas isso é importante. Nessa reflexão quero apenas abordar a sociedade do conhecimento para melhor sistematizar o assunto.
Para Jacques Delors a sociedade do conhecimento tem como principal conseqüência a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida. Por isso, Delors entende que se deve desenvolver no indivíduo quatro aprendizagens fundamentais, pautada nos seguintes pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e finalmente aprender a ser.
Aprender a conhecer não é tão somente adquirir bagagem de saberes conceituais, é preciso compreender também o mundo que está a nossa volta. Pois, sem tal conhecimento fica difícil compreender e dar soluções adequadas no ambiente a qual vivemos e relacionamos.
Para se ter uma boa qualificação profissional é preciso aprender a fazer. Por isso, é urgente que coloquemos os conhecimentos adquiridos a serviço da sociedade. Ou seja, é preciso aplicar os saberes adquiridos para transformar a economia e a política da nossa realidade.
Não adianta saber fazer se não conseguimos conviver com os nossos pares. A convivência se dá quando “um eu” respeita o “outro eu”. Quando os conflitos existentes entre eles são resolvidos na base do diálogo e não da violência. E mais, quando são criados projetos comuns que somam para o crescimento e desenvolvimento pessoal do eu e do tu. Infelizmente ainda falta muito para chegarmos ao cume de uma boa educação, pautada no diálogo e no respeito humano.
Também é preciso aprender a ser. Infelizmente a cada dia o ser humano está mais

Relacionados