PORTF LIO 1 DE DEPARTAMENTO PESSOAL Deise Moreno

1813 palavras 8 páginas
............................................................................................................................. ..

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ADMINISTRAÇÃO- 6° SEMESTRE
DEISE MORENO BARBOSA DOS SANTOS RA 234872011

PORTIFÓLIO 01
OPERAÇÕES DE DEPARTAMENTO PESSOAL

...............................................................................................................................

Guarulhos
2014

DEISE MORENO BARBOSA DOS SANTOS RA 234872011

PORTIFÓLIO 01
Conceitos sobre: relação de emprego, responsabilidades do empregador e do empregado e folha de pagamento.

Trabalho apresentado ao Curso
Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina de Operações de Departamento De
Pessoal.
Profª VALÉRIA

Guarulhos
2014

1. Conceitue:
 Remuneração:
Conforme o Dicionário: remuneração significa recompensar, premiar; pagar salários, honorários etc. É uma troca entre empregado e empregador, onde o empregado dispõe de sua mão-de-obra, para receber em troca uma recompensa, a remuneração. Remuneração vai além de ser simplesmente dinheiro. ALCANTARA, (2014, p.146) afirma que:
“ Remuneração aquilo que o empregado recebe como pagamento pelos serviços prestados é chamado de remuneração. Estão compreendidos, portanto, desde o salário – que é parte fixa da remuneração – até os abonos, os adicionais, as gorjetas etc.”

Ou seja, remuneração é a soma do salário, mais as vantagens do trabalhador como por exemplo: as horas extras, adicionais noturnos, insalubridade, periculosidade, comissões, gratificações entre outras vantagens que não sejam apenas o salário.

 Salário contratual:
ALCANTARA, (2014, p.146) afirma que:
“considerado por muitos como parte fixa da remuneração, o salário é entendido como aquilo que, independente de outras verbas, deve ser pago ao trabalhador. Em regra, deve ser pago em dinheiro, em dia útil e no local de trabalho, dentro do horário de serviço ou imediatamente após o encerramento deste, salvo os efetuados por depósito em conta

Relacionados