Portf lio 05 Aula 4 Fundamentos da Lingu stica Aplicada Marcos

666 palavras 3 páginas
FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Curso
LETRAS INGLÊS

Aluno
Marcos Melo das Chagas
Tutor
Sueli Carneiro Ferreira

ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES À LINGUÍSTICA APLICADA

INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
Escolhi este tópico porque é um tópico bem atual e crítico. Deve ser examinado cautelosamente, principalmente, para que possam ser tomadas as devidas medidas em sala de aula e entender a psicologia dos alunos aplicando planos de aula que sejam adequados e se encaixem no perfil dos mesmos, quer seja utilizando a interdisciplinaridade ou trabalhos em grupo, que visem o maior contato entre eles e, principalmente, desenvolva o potencial criativo de cada um deles.
Não é possível refazer este país, democratizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Paulo Freire
As tendências pedagógicas da educação segundo José Carlos Libâneo: dois grupos: As liberais (Papéis Sociais, valores) as progressistas Liberais. Os tradicionais (ensino humanístico; cultura geral. Afigura central é o professor). As tendências pedagógicas de acordo com Dermeval Savianni: Não críticas (tradicionalismo: o professor transmite os conhecimentos aos alunos que os terão que assimilar); Crítico-reprodutivistas: (O ponto central são os saberes. Professor e alunos são secundários. A idéia central da obra Escola e Democracia de Savianni é a criação de uma “Teoria Educacional” que transforme a sociedade brasileira, pois até aquela data, ano 2000 e até hoje, 2014, nada tem sido feito a favor da educação do “oprimido”. Como diz Antonio Nóvoa: “Excesso dos discursos e pobreza das práticas.”
A falta de autonomia dos professores e o modo como é apresentada a figura do professor perante os alunos é inadmissível. O professor "educador" é o maestro da sala de aula. Ele(a) precisa ter autonomia e

Relacionados