Portfólio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTFÓLIO
UTA: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

2009

PORTFÓLIO
Trabalho apresentado à disciplina de Ciência, Tecnologia e Educação, no curso de Pedagogia, turma 2008/01,

2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2 CIÊNCIA ETECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO........................................................06
3. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA..............................................09
4. AVALIAÇÃO ESCOLAR......................................................................................11
5. TECNOLOGIA EDUCACIONAL..........................................................................14
6. PESQUISA E PRÁTICAPROFISSIONAL: MATERIAIS DIDÁTICOS.................16
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................18
REFERÊNCIAS.......................................................................................................20

INTRODUÇÃO

Os objetivos que norteiam este trabalho é uma questão importante, no entanto, pouco abordada, trata-seda exclusão digital de professores e o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, embora seja nítido que as escolas só têm a ganhar com as TICs, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre os educadores.
O uso das novas tecnologias, que inicialmente, se pareceu como um complicador a mais na tarefa de educar acaba se mostrando como uma solução simplificadora na medidaem que os profissionais da educação inserem-se neste mundo digital. Assim, somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com ensino de melhor qualidade.
Mas o corpo docente das escolas tem tanta dificuldade em lidar com essas tecnologias. Partindo desta questão, investigaremos os motivos dessa exclusão digital e quais medidas os professores podem tomar para evitar esse problema.Em relação à Educação à distância, iremos, conforme a análise de entrevista realizada, expor o que nos foi relatado. Os temas abordados foram: o que levou o entrevistado a realizar um curso a distância, que características ele possui, como administra sua autonomia e auto-aprendizagem, sua interação e flexibilidade.
Sabemos que os ambientes de ensino e aprendizagem estão sereposicionando, utilizando novas tecnologias, diferentes procedimentos, assim, introduzindo a Educação a Distância. Levy (1999), afirma que a EAD surge como uma boa alternativa à educação convencional. As técnicas da EAD combinam tecnologia da informação e comunicação com metodologias educacionais, considerando pressupostos filosóficos e pedagógicos orientados para o desenvolvimento de competênciase valores alicerçados em uma estratégia de ensino e aprendizagem.
Neste trabalho refletiremos sobre a avaliação da criança na educação infantil. Vale o ressalve de que a prática avaliativa torna-se investigativa, mediadora, porque é à dimensão da interação adulto e criança que justifica a avaliação em educação infantil, e não a certeza, os julgamentos, as afirmações, inquestionáveis sobre o queela é ou não capaz de fazer. Para acompanhar a criança em seu desenvolvimento, precisamos ter um olhar teórico-reflexivo sobre seu contexto sócio-cultural e manifestações decorrentes do caráter evolutivo do seu pensamento e acima de tudo respeitá-la em sua individualidade e em suas sucessivas e gradativas conquistas e conhecimento em todas as áreas.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Muitosprofessores não estão inseridos no mundo digital. Aponte quais os motivos desta exclusão e quais medidas podem ser tomadas para evitar este problema.

Observa-se hoje, um grande discurso sobre o papel da tecnologia nas diversas esferas da sociedade. Na educação, essa discussão não é diferente, mas há uma resistência dos professores em lidar com esse assunto.
O problema com a exclusão digital se...
tracking img